De 25 de julho a 2 de agosto, a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul, recebe a 3ª edição do Bonito CineSur, um festival que vai mostrar 63 filmes de nove países da América do Sul. O evento é gratuito e vai contar com exibições de filmes, homenagens, debates, oficinas e sessões especiais.
A ideia do festival é mostrar como o cinema pode unir diferentes culturas. Os filmes vêm do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador. A programação inclui filmes longos e curtos, com temas como meio ambiente, cultura indígena, vida nas cidades e histórias reais.
A abertura do festival será no dia 25 de julho, no Auditório Kadiwéu, com o filme As Herdeiras (Paraguai, 2018). Na mesma noite, a atriz Ana Brun será homenageada. Ela foi a primeira atriz do Paraguai a ganhar o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim. O ator Antonio Pitanga também estará presente.
O que vai ter no festival
Tipo de mostra Exemplos de filmes exibidos Longas sul-americanos A Melhor Mãe do Mundo (BRA), Quinografía (ARG), Redención (PER) Curtas sul-americanos Lagrimar (BRA), Desvelo (VEN), La Falta (ARG/URU) Mostra ambiental Karuara (PER), Kopenawa (BRA), Rua do Pescador Nº 6 (BRA) Mostra MS (filmes locais) Eleonora, Koi e o Rio, Jardim de Pedra, Enigmas no Rolê Infantojuvenil (infantil) 17 curtas e 3 longas da América do Sul voltados para crianças e adolescentes
Datas e destaques da programação
Data Atividade Local 25/07 Abertura oficial com o filme As Herdeiras Auditório Kadiwéu 26/07 Pré-estreia de Tainá e os Guardiões da Amazônia Auditório Terena 27/07 Exibição do filme Conceição dos Bugres Auditório Kadiwéu 28–31/07 Oficinas, debates e sessões especiais Locais variados 01/08 Sessão especial Ainda Estou Aqui, de Walter Salles Auditório Kadiwéu 02/08 Premiação final + show de encerramento com Guga Borba Auditório Kadiwéu / Café Bar
Além dos filmes, o Bonito CineSur também terá o projeto CineSur Educa, com oficinas para crianças, adolescentes e adultos que queiram aprender mais sobre cinema. Participam profissionais experientes como Marcela Lordy, Clara Linhart e Luiz Carlos Lacerda, entre outros.
No dia 2 de agosto, o festival se encerra com uma cerimônia apresentada pelos atores Cláudia Ohana e Thiago Lacerda. Serão entregues troféus e prêmios em dinheiro para os melhores filmes das mostras competitivas, somando R$ 57.500,00.
O Bonito CineSur é organizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), com apoio do Ministério da Cultura, Fecomércio-MS, Sesc, Ancine e vários parceiros locais e nacionais.
Em 2024, o festival recebeu mais de 5 mil pessoas. Em 2025, a expectativa é de um público ainda maior. Toda a programação pode ser consultada no site bonitocinesur.com.br e nas redes sociais do festival.
Fonte:Acritica