Uma paciente de Bonito que estava internada em Corumbá faleceu em decorrência de complicações de covid-19 na terça-feira, 16. A mulher, de 56 anos, foi transferida do Hospital Darci João Bigaton para a Santa Casa de Corumbá no dia 10 de março.
A transferência da paciente de Bonito para Corumbá é reflexo do momento dramático por que passa o sistema de saúde de Mato Grosso do Sul. Normalmente pacientes que precisam de vagas fora de Bonito são encaminhados para os centros de referência da cidade – Campo Grande e Jardim. Com estes locais sem vagas, a paciente foi encaminhada para o local mais perto com vagas. No caso, Corumbá, que fica a 350 quilômetros de Bonito
“O pedido [de vaga] feito através do CORE [Complexo Regulador Estadual] foi liberado pro hospital de Corumbá, por não haver vaga em Campo Grande e Jardim que são nossas referências”, afirmou Wilson Braga, diretor do Hospital Darci João Bigaton.
O CORE é o sistema online que organiza e regula vagas em toda a rede estadual de saúde. As unidades dos municípios seguem as determinações do CORE para encaminhar os pacientes.
Lotado
Segundo o Governo de Mato Grosso do Sul a ocupação de leitos de UTI para covid-19 em Mato Grosso do Sul, é de 96,03%. Já a ocupação de leitos de UTI geral (não apenas de covid-19) é de 91,44%. Em se tratando de leitos clínicos para covid o índice é de 64,61%, já a ocupação de leitos clínicos para outras doenças é de 58,59%.
Fonte:Bonito+