quinta-feira, 19 março, 2026 11:39
Home MancheteQuinta-feira segue sob risco de temporais e ventos acima de 60 km/h

Quinta-feira segue sob risco de temporais e ventos acima de 60 km/h

de Redação Bonitonet
0 comentários

Mato Grosso do Sul mantém alerta para chuvas intensas e rajadas, impulsionadas pela combinação de calor e alta umidade, com registros prévios de mais de 100 milímetros em diversas cidades

Mato Grosso do Sul enfrenta uma quinta-feira com previsão de sol, mas com aumento progressivo da nebulosidade ao longo do dia, indicando a possibilidade de pancadas de chuva. Em regiões isoladas do estado, o risco é maior para temporais severos, que incluem chuva intensa, ocorrência de raios e rajadas de vento, impulsionados pela combinação de calor elevado e alta umidade no ambiente.

Conforme informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as áreas pantaneira e sudoeste são as mais suscetíveis a maior instabilidade. Este cenário se deve à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica, associado ao intenso transporte de calor e umidade, além do deslocamento de cavados atmosféricos, o que favorece a formação de temporais localizados. Os ventos podem alcançar velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com rajadas pontuais que superam os 60 km/h.

A instabilidade atual segue um período de volumes significativos de chuva registrados nas últimas doze horas em várias cidades do estado. Maracaju destacou-se com um acumulado de 121 milímetros, enquanto Porto Murtinho, na região do Nabileque, registrou 92,4 milímetros. Outros municípios como Mundo Novo também tiveram índices notáveis, alcançando 78 milímetros.

Além das cidades com maiores volumes, Rio Verde de Mato Grosso acumulou 43,2 milímetros, Iguatemi 39,6 milímetros, Itaquiraí 37,6 milímetros e Bonito 37 milímetros. Esses dados reforçam a intensificação das condições climáticas adversas que avançam pelo Mato Grosso do Sul, mantendo a atenção sobre as áreas de maior risco.

As temperaturas no estado variam amplamente, com mínimas entre 20°C e 34°C. Em regiões como Sul, Cone Sul e Grande Dourados, que incluem Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Mundo Novo, as mínimas esperadas ficam entre 20°C e 23°C, e as máximas entre 26°C e 31°C. Já nas regiões pantaneira e sudoeste, abrangendo municípios como Corumbá, Aquidauana, Miranda e Porto Murtinho, o calor será mais intenso, com mínimas entre 25°C e 26°C e máximas que podem atingir 30°C a 34°C.

No Bolsão, Norte e Leste, que englobam cidades como Três Lagoas, Paranaíba, Coxim e Aparecida do Taboado, os termômetros devem registrar mínimas entre 21°C e 24°C, e máximas entre 28°C e 34°C.

Para Campo Grande, a previsão aponta mínima entre 22°C e 23°C e máxima entre 29°C e 31°C, com chance de pancadas de chuva concentradas principalmente no período da tarde e noite. A tendência para os próximos dias é de continuidade do calor e da umidade elevada, mantendo as condições propícias para ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, características desta época.

Você também pode gostar

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00