NotíciasTecnologia

Veja cinco serviços que eram analógicos e que hoje podem ser realizados pela Internet

Não é segredo para ninguém que a Internet mudou diversos aspectos da vida moderna. Do trabalho à diversão, o leque de opções que a tecnologia tornou possível é enorme. Isso acontece porque cada vez mais pessoas têm acesso à web. Segundo pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários e a tendência é que esse número aumente ano após ano.

Esse cenário traz ao dia a dia das pessoas, a conhecida transformação digital, que revolucionou o cotidiano. Hoje, documentos têm versões eletrônicas, o trabalho pode ser feito de maneira remota, até mesmo os estudos podem ser realizados à distância, transformando de fato a vida de milhares de pessoas. Sem contar o lazer. Hoje é possível visitar museus ao redor do mundo por meio da Internet, assistir filmes, ouvir discografias inteiras, buscar leituras, tudo no ambiente on-line, em um banco quase infinito de opções.

A equipe da Digix, que há 20 anos trabalha com soluções em tecnologia, separou uma lista de cinco serviços que sempre foram analógicos, mas que hoje podem ser realizados por meio da Internet, de forma rápida, remota e sem burocracias:

  1. Carteira de habilitação: hoje os motoristas podem portar tanto a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), quanto o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em suas versões digitais. Não é mais necessário ter esses documentos físicos, pois os digitais têm o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas. O download está disponível para todos os celulares. Outro ponto positivo é que o condutor não precisa nem comparecer ao órgão de trânsito para cadastrar a versão digital do documento, pois ele é realizado no próprio aplicativo.
  1. Conta em banco: foi-se o tempo em que era necessário ir até a agência bancária abrir uma conta corrente. Hoje basta ter um smartphone ou um computador. Segundo o Ranking de Onboarding Digital 2021 hoje existem mais de 250 milhões de contas digitais abertas no Brasil, tanto em bancos tradicionais como em bancos unicamente digitais. As vantagens são grandes: além do usuário ter o controle de sua conta por meio de aplicativos e programas, não há a preocupação com horário de funcionamento de agências ou necessidade de falar com atendentes para realizar operações como empréstimos ou investimentos. Outro ponto alto é a facilidade para efetuar pagamentos por meio de códigos de barras, QR Codes e Pix. Poder ter acesso rápido a extratos e saldos também ajuda os usuários a se organizarem melhor com as finanças.
  2. Sonho da casa própria: antes, quem queria se inscrever nos programas do Governo para se candidatar à habitação popular, precisava se deslocar até um posto de atendimento para realizar ou atualizar uma inscrição. Mas, atualmente, existem programas como o Habix, que possibilitam que essa tarefa seja realizada on-line. O software reúne em apenas uma plataforma todas as atividades de gestão de programas habitacionais que possibilitam a realização do sonho da casa própria para a população. Ele auxilia na análise e classificação das famílias cadastradas, atua na seleção conforme necessidade de cada gestão e até automatiza o sorteio dos nomes contemplados, que pode ser realizado em poucos minutos de forma eletrônica.
  3. Abrir uma empresa: quem quer tornar-se um microempreendedor individual não precisa ir até um órgão público para fazer isso. O processo de registro é inteiramente on-line e gratuito. Para se formalizar, é preciso ter alguns documentos em mãos e acessar o Portal do Empreendedor, do Governo Federal. Diferente do que muitos pensam, não é necessário desembolsar qualquer quantia em dinheiro. Outro ponto interessante é que sua contribuição mensal também pode ser acessada e paga pela Internet, de maneira simplificada.
  4. Consultas médicas: com a pandemia de covid-19, a busca por opções remotas de trabalho e atendimento aumentaram bastante, dentre elas as consultas médicas. Algumas especialidades permitem que pacientes possam ser atendidos por meio de webconferências sem precisar deslocar-se até o consultório.

Esses são apenas alguns dos inúmeros pontos que se tornaram possíveis e mais fáceis graças à Internet. Com o desenvolvimento de novas tecnologias como a Internet das Coisas, as Realidade Virtual e Aumentada, o uso cada vez maior dos drones e da robótica, muitas outras práticas devem se tornar fortes tendências.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar