Meio AmbienteNotícias

Seca e chuvas mudam de região na semana que vem

O clima está tornando-se mais fresco no Sudeste do Brasil esta semana, aponta análise da Consultoria AgResource Brasil. “A frente fria que chega desencadeia chuvas da Bolívia ao Paraguai e em todo o interior do Sudeste do Brasil”, afirmam os analistas.

“A seca prevalece ao norte e ao sul da zona úmida. Tempo muito quente permanece no Brasil”, afirma ainda o boletim da filial da empresa norte-americana AgResource Company. A base utilizada é o modelo climático europeu (ECM) de previsão de anomalia de temperatura e precipitações para o período entre os dias 10 a 17 de maio na América do Sul

Já para a semana compreendida entre os dias 16 a 23 de maio próximos, a previsão é de mudança de padrão indicada na semana passada e impulsionada por um MJO (centro de baixa pressão que apresentam grande umidade e alta temperatura, formando tempestades torrenciais associadas a ventos em alta velocidade).

De acordo com os analistas da AgResource Brasil, o movimento climático que segue avançando para o leste está de volta às perspectivas, de acordo com o modelo climático europeu (ECM). “O Brasil fica muito úmido e o clima frio se expande pelo Sudeste do Brasil até o norte da Argentina. O risco de 0°C está presente para zonas isoladas”, apontam os especialistas.

De 23 a 30 de maio, afirma o boletim de previsão do tempo, o clima úmido em todo o Brasil continua, enquanto o padrão frio no Sudeste do Brasil diminui um pouco. Enquanto isso, de 30 de maio a 6 de junho o “padrão úmido permanece em todo o Brasil, embora a confiança da previsão seja menor”, conclui a AgResource Brasil.

Fonte: Agrolink

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar