CulturaNotícias

Livro “A Guerreira Potira” será lançado nesta sexta-feira em Campo Grande

Após campanha de financiamento coletivo, obra infanto-juvenil criada no MS foi publicada e agora será comercializada 

Uma protagonista indígena, que parte em uma aventura pelo Cerrado acompanhada de seres mágicos, que juntos buscam uma forma de salvar a natureza. Este é o enredo do livro ilustrado “A Guerreira Potira”, voltado ao público infanto-juvenil e que será lançado nesta sexta-feira (25) em Campo Grande. O evento acontece às 19h no Sesc Cultura (Av. Afonso Pena, 2270), com entrada gratuita e noite de autógrafos com as autoras.
 
A obra foi produzida de forma independente na Capital, por uma equipe composta exclusivamente por mulheres: Bianca Resende, escritora; Marina Torrecilha, que assina as 18 ilustrações e Linda Terena, revisora do livro. A publicação do trabalho é resultado de uma campanha de financiamento coletivo bem sucedida, realizada de novembro de 2021 a janeiro de 2022 e que culminou com a impressão de 1.000 exemplares.
 
Com um universo rico, que traz referências da tradição oral, o livro foi elaborado a partir de pesquisas sobre a fauna e flora brasileiras, além da cultura de diferentes povos indígenas. Potira e os demais personagens pertencem ao folclore – todos estão catalogados no livro “Compêndio Seres da Mata – Um Olhar Informal sobre o Folclore Brasileiro”.
                                                          
Acredito que foram dias de muito diálogo e apresentação da personagem, mas as pessoas entenderam que o livro é original, especial e rico em mapear nele tantas referências nacionais em uma obra única com personagens fortes em uma temática contemporânea”, afirma a ilustradora, Marina Torrecilha.
Sobre o livro 
A obra traz a história de Potira, conhecida por meio das tradições orais que explicam o surgimento dos diamantes nas minas do Centro-Oeste. Ela passa a chorar diamantes após perder o grande amor, Itagibá, em uma batalha. Em “A Guerreira Potira”, a indígena ganha uma aventura própria, onde se depara com a derrubada de castanheiras e embarca em uma saga para impedir o desmatamento.
Nessa aventura, Potira é acompanhada por seres mágicos que a guiam, protegem, e aprendem com ela: Mbae, Mbuá, Guayi e Kaluanã. Nessa primeira parte, todos serão confrontados pelo poder das escolhas coletivas.
Serviço
Evento: lançamento livro “A Guerreira Potira”
Publicação: Life Editora
Data: 25 de março, sexta-feira
Horário: 19:00 h
Local: Sesc Cultura
Endereço: Av. Afonso Pena, 2270
Entrada: gratuita e haverá coquetel para os convidados
Fonte: AsseCom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar