EsportesNotícias

Atletas sul-mato-grossenses disputam Grand Prix de Judô Paralímpico

A delegação sul-mato-grossense de judô paralímpico desembarcou, nesta sexta-feira (18), em São Paulo (SP), para a disputa do Grand Prix da categoria. Os 17 atletas vão disputar neste fim de semana o Grand Prix de Judô, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Nesta edição do Grand Prix concorrerão 117 atletas de todo o Brasil. Mato Grosso do Sul vai representado por paratletas do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac) e Associação de Judô Caminho Suave (AJCS), ambos de Campo Grande.

Organizados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), os combates terão regras diferentes das edições anteriores: as sete antigas divisões de peso foram substituídas por apenas quatro, além de uma nova classificação oftalmológica. Na nova classificação, cegos totais poderão lutar apenas com cegos totais, ao invés de competirem com pessoas que possuem percepção de vulto ou definição de imagem.

“Gostei muito da nova classificação. Eu como atleta com baixa visão tenho vantagem lutando contra os atletas cegos”, disse a paratleta Hellen Cordeiro, que compete pela primeira vez na categoria até 57 quilos. “Fico nervosa por nunca ter lutado neste peso, mas estou confiante e pensando coisas boas”, declara a judoca, de 19 anos, que treina ao menos seis vezes na semana. Além do apoio do Governo do Estado para participar da competição, Hellen também é beneficiária do Bolsa Atleta, programa estadual coordenado pela Fundesporte.

 

Fonte:EnfoqueMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar