Meio AmbienteNotícias

Sebrae entrega materiais para Corpo de Bombeiros visando prevenção de incêndios no Pantanal

Compartilhar:

Com a expectativa de capacitar 350 pessoas, entre produtores rurais e moradores do Pantanal, o Sebrae/MS entregou na semana anterior para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul materiais que visam a prevenção, mitigação e combate de incêndios no bioma pantaneiro. Os insumos irão atender à corporação que já vem executando as capacitações junto ao público-alvo da iniciativa.

Entre os materiais entregues, constam manuais, guias de orientações, banners, panfletos, insumos táticos de combate ao fogo e combustível para os veículos do Corpo de Bombeiros, além da cedência de equipamentos para a realização das capacitações, como notebooks e datashow. A parceria atende ao Termo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições em novembro do ano passado.

Os recursos empregados na disponibilização dos materiais são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a partir de um contrato firmado com o Sebrae em 2021 para a prestação de uma consultoria especializada voltada para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do Pantanal. Dentro deste contrato, está prevista a capacitação de multiplicadores de boas práticas que tem esse propósito.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instituição busca com a ação manter um ambiente saudável no bioma, para reduzir os impactos econômicos e sociais de possíveis incêndios florestais nas micro e pequenas empresas pantaneiras. “Aplicamos os recursos em equipamentos e em materiais didáticos para fazermos um trabalho de apoio ao Corpo de Bombeiros, tanto no combate efetivo aos incêndios, como na formação de quem vive no Pantanal. Estamos aqui para ajudar e fazer com que os pequenos negócios continuem tendo renda e, ao mesmo tempo, possam ajudar a preservar o bioma que é algo tão bonito para o Brasil e para o mundo”, pontuou Mendonça.

Para o comandante geral em exercício do Corpo de Bombeiros, Cel Artemison Monteiro de Barros, a parceria com o Sebrae vem para somar esforços na proteção do Pantanal. “A instituição conseguiu viabilizar esses materiais para nós e eles ajudarão a capacitar e sensibilizar a comunidade pantaneira. Sabemos que há uma cultura específica da localidade de atear fogo para fazer limpeza do pasto, por exemplo, e nós precisamos conscientizar a população dos riscos de ações como essas para o bioma. O Corpo de Bombeiros já vem atuando nesse sentido, tanto que de 2020 para 2021 conseguimos reduzir em 80% os focos de incêndios, e, agora, o trabalho continua. A parceria do Sebrae é muito importante nesse processo”, destacou o coronel.

Além da diretoria do Sebrae/MS e do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, também participaram da solenidade de entrega representantes da Defesa Civil, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Instituto SOS Pantanal e Delegacia Geral de Polícia Civil.

Mais detalhes da ação

São capacitados na ação produtores e trabalhadores rurais, moradores das áreas rurais e urbanas, pessoas ligadas a instituições de ensino e pesquisa, lideranças públicas municipais, estaduais e privadas do bioma, entidades empresariais e instituições representativas setoriais, representantes de ONGs, entre outros. O objetivo é que se tornem multiplicadores de práticas do Plano Integrado de Manejo do Fogo em Mato Grosso do Sul.

Essas pessoas vêm participando de cursos, oficinas e palestras, de forma presencial ou online, nas cinco regiões do bioma em MS (Nabileque, Abobral, Paiaguás, Nhecolândia e região dos assentamentos rurais e área de proteção ambiental, em Corumbá).

Como resultado, a ideia é aumentar o número de pessoas conscientizadas em conhecimentos e técnicas básicas, para agir rapidamente em caso de incêndios florestais. Com os ecossistemas funcionando de forma saudável, a expectativa do Sebrae é reduzir o impacto econômico nos negócios rurais e urbanos.

Além da oferta de cursos, a parceria prevê a realização de uma campanha de comunicação sobre mitigação, prevenção e combate a incêndios florestais na região do Pantanal, e uso racional de fogo na agricultura e pecuária local; também serão fornecidos materiais técnicos para a produção de guias de orientação para o público nas áreas rurais, sobre prevenção e combate a incêndios.

 

Fonte:EnfoqueMS

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar