NotíciasSaúde

O que vai mudar na odontologia após a pandemia?

As mudanças que aconteceram durante a pandemia da COVID-19 foram muito impactantes para a odontologia.
A crise causada pela pandemia fizeram com que os hábitos no cotidiano sofressem muitas mudanças.
Não à toa, todos os setores da área da saúde tiveram que se adaptar para atravessar esse momento.
No entanto, é importante ressaltar que as mudanças ainda estão acontecendo e isso tem relação direta com as variantes que estão surgindo nos países em que a maioria da população ainda não foi vacinada.

Quais foram as mudanças trazidas do coronavírus para a odontologia?
Nos consultórios onde atende plano dental empresarial e nas clínicas de dentista, os profissionais se esforçam todos os dias para atender às orientações do Ministério da Saúde. Esse cuidado visa auxiliar no controle da propagação do Covid-19.

As medidas recomendadas não são apenas destinadas à higiene pessoal e de controle de atendimentos.
Isso porque, por recomendação, as consultas e cirurgias que não são de urgência e emergência não estão sendo recomendadas mesmo que a vacinação já esteja avançando.

São consideradas urgências odontológicas:
Dores;
Sangramentos não controlados;
Fratura no dente;
Ajustes e reparos de próteses.

Quais serão os impactos econômicos pós pandemia na odontologia?
Os comércios e as clínicas odontológicas com plano odontológico para empresas de porte médio e pequeno sofreram financeiramente devido a falta de pacientes.

Afinal de contas, os atendimentos se tornaram menos frequentes e os que não são de emergência e urgência foram cancelados. Neste sentido, é certo dizer que muitos consultórios tiveram as suas rendas cortadas.

Porém, com o progresso das vacinações e a redução do isolamento, podemos dizer que os atendimentos estão se normalizando e os consultórios de dentistas estão tentando recuperar o prejuízo.
Mas, ainda é cedo para dizer que os danos causados já foram superados.

Como os planos odontológicos sofreram na pandemia?
Os planos odontológicos também sofreram com a crise do Coronavírus. Isso porque, devido às circunstâncias, a população preservou o plano de saúde tradicional mas abriram mão do plano dental para empresa, por não se tratar de um serviço de extrema necessidade.

Embora os cuidados bucais sejam essenciais para a manutenção da saúde e da qualidade de vida, muitos tiveram que cortar os seus gastos para economizar.

Neste sentido, os planos de odontologia tiveram que lidar com o desligamento de mais de 200 mil usuários só em 2020.

Quais serão as tendências pós pandemia para os consultórios odontológicos?
As lições que pudemos aprender ao longo desses anos lidando com a pandemia mundial da Covid-19 é que a saúde é imprescindível e que sem ela, nada mais é possível.

Portanto, é certo dizer que o que ficará como comportamento após a pandemia será:

Higienização constante
A higienização do ambiente odonto pme já era uma realidade, mas agora é mais do que essencial ela é imprescindível.
Além disso, a troca de luvas e de máscara para cada paciente é fundamental para evitar contágio cruzado.
Isso porque, os dentistas são profissionais que ficam muito próximos dos pacientes e as chances de contágio são muito maiores nesses atendimentos.
Portanto, deve-se manter o uso de máscaras de acrílico que cobrem completamente o rosto, além das descartáveis.
Devem-se manter os tapetes de higienização de calçados e até mesmo o uso de propés descartáveis. Assim, pacientes e funcionários terão seus pés higienizados.

Gestão de horários
Se antes era comum, os consultórios odontológicos ficarem lotados de pacientes, com a pandemia da Covid-19, passou a existir a necessidade de se gerenciar melhor os atendimentos.
Para tanto, as clínicas com plano odontológico para mei devem melhorar o sistema de atendimento e evitar aglomerações e prestar um serviço com mais qualidade.
Uma sugestão é proteger ainda mais os grupos considerados de risco e garantir horários ainda mais flexíveis.

Atenção para a gestão financeira
A pandemia mostrou como um acontecimento pode impactar em todos os sentidos da nossa vida e certamente mostrou aos gestores e dentistas autônomos a importância de se ter uma boa gestão financeira.
Portanto, se precisar de ajuda para tal tarefa, o recomendado é consultar um contador para que ele te ajude nesse processo.
Enquanto a pandemia e as suas variantes não são extintas, o ideal é continuar usando máscara, álcool em gel para as mãos, distanciamento social e vacinação!

Fonte:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar