AgronegócioDestaqueNotícias

Plantio de soja no MT e MS está quase concluído

A área estimada para a soja na safra 2021/22 está perto de ser concluída. Segundo a consultoria AgRural, até quinta-feira (18), 86% do total destinado para esta temporada estava plantado. O número representa avanço de oito pontos percentuais sobre os 78% de uma semana antes e supera os 81% do mesmo período do ano passado.

O clima é o grande aliado e permitiu esse adiantamento. Estados como Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul estão praticamente com o trabalhos encerrados. Estão muito próximos do fim no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Rondônia, e a semeadura segue concentrada no Rio Grande do Sul, que recebeu algumas chuvas muito bem-vindas, ainda que esparsas e de volumes irregulares, no Matopiba, onde o plantio tem avançado nos intervalos das precipitações.

As chuvas da semana passada levaram alívio para a soja e para o milho verão do Rio Grande do Sul. No caso do cereal, porém, os volumes foram insuficientes e os produtores já relatam perdas de potencial produtivo em áreas plantadas em setembro e que receberam pouca chuva na primeira quinzena de novembro.

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou que plantio de soja em Mato Grosso, maior produtor do grão no Brasil, atingiu 99,81% da área projetada até sexta-feira (19), com os trabalhos já finalizados na maioria das regiões. O índice representa um avanço de 0,29 ponto percentual na área plantada na variação semanal, de acordo com os dados. Com isso, o ritmo de Mato Grosso na safra atual supera a média de cinco anos para o período, de 96,49%, e também os 98,47% registrados no mesmo período do ano passado.As regiões sudeste e nordeste do Estado são as únicas que ainda não encerraram a semeadura, com 99,99% e 99,00% respectivamente.

Fonte: Agrolink

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar