NotíciasSaúde

Mato Grosso do Sul tem 202 mil pessoas que já podem, mas ainda não foram tomar a 3ª dose

A aplicação da 3ª dose para adultos a partir de 18 anos foi liberada nesta semana, mas ainda há muita gente que podia tomar a dose de reforço e ainda não compareceu. Em Mato Grosso do Sul, há 202 mil pessoas que ainda não tomaram a 3ª dose. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) não detalhou, mas o número se refere a quem já havia sido chamado para vacinar, ou seja, os idosos e profissionais da saúde.

Os dados confirmam a desaceleração na campanha contra o coronavírus em MS. Além dos atrasados da 3ª dose, há muitos moradores que não tomaram nenhuma dose e outros que não retornaram aos postos de saúde para a 2ª dose.

De acordo com os dados divulgados, há 83 mil sul-mato-grossenses que fugiram da vacinação, ou seja, não tomaram uma dose sequer. Além disso, há 62 mil moradores que não retornaram para tomar a 2ª dose e estão, portanto, com a imunização incompleta.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, explicou que é essencial que a população compareça para a 2ª e 3ª dose. Assim, a população estará protegida contra o coronavírus e Mato Grosso do Sul pode evitar problemas que começam a surgir nos países europeus.

“A pandemia empobreceu as pessoas, os alimentos encareceram, houve aumento da mortalidade de grávidas e puérperas. Se tomarmos a vacina, não vai acontecer o que está acontecendo na Europa, que está de novo em lockdown”, reforçou.

Nesta semana, o secretário já havia expressado descontentamento com o ritmo da vacinação em Mato Grosso do Sul. Em uma live da SES, ele afirmou que a 3ª dose dos idosos e profissionais da saúde estava abaixo do esperado.

“Nós fomos vanguardistas, atingimos o 1º lugar [no ranking da vacinação] e nos mantivemos por quase oito meses seguidos. Agora fomos ultrapassados por São Paulo, podemos ser ultrapassados pelo Paraná e Rio Grande do Sul. A dose de reforço também temos tido baixa cobertura nos idosos. Fomos os primeiros a iniciar esse processo nos idosos e não atingimos nem 55%”, reclamou.

Campanha Nacional contra covid

Com o objetivo de incentivar a população a retornar para os postos de vacinação para a 2ª e 3ª dose, foi lançada a Campanha de Mega Vacinação contra covid. A campanha é nacional e, em Campo Grande, haverá plantão para imunização neste fim de semana. Ao todo, são mais de 65 mil pessoas com a 2ª dose da vacina atrasada em Campo Grande.

Enquanto a campanha nacional acontece, Campo Grande terá plantão de vacinação, como já acontece em todos os finais de semana. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explicou que segue com plantão de vacinação em 13 pontos neste fim de semana, que funcionam das 7h30 às 17h sem intervalo. No domingo (21), haverá mais um ponto aberto, no mesmo horário.

 

Fonte:MM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar