DestaqueMeio AmbienteNotícias

Flagra de redemoinho de fogo assustou até quem já está acostumado com incêndios no Pantanal

Um flagra de um redemoinho de fogo marcou a manhã do último sábado (26) na região pantaneira. Durante o combate a incêndios, bombeiros que trabalhavam no local foram surpreendidos com o fenômeno em fazenda no Pantanal de Corumbá, distante 294 quilômetros de Aquidauana.

O episódio aconteceu num cenário de pasto aberto, por volta das 11h. Nas imagens gravadas pelos próprios profissionais, a chama se mostrou “veloz”, cobrindo a vegetação existente. Porém, o fogo só foi extinto horas mais tarde.

“Nos afastamos imediatamente. Esperamos o avião lançar a água, que fez com que o fogo diminuísse um pouquinho. Por volta das 15:00 h, o incêndio havia sido totalmente combatido”, esclarece a tenente Sabrinne Azambuja, do Corpo de Bombeiros.

Segundo ela confirmou à reportagem, o fogo estava indo em direção ao aceiro, que são as longas faixas escavadas com terra, sem vegetação, no intuito de bloquear o caminho das chamas. De repente, o vento e o calor formaram aquele redemoinho, pegando todo mundo de surpresa.

“Aquilo fez o combate ao incêndio tornar ainda mais inseguro. Estávamos em 11 bombeiros militares no momento do redemoinho”, descreve a tenente.

O local do evento fica na fazenda Santa Tereza, na região da Baía Vermelha, no Pantanal Sul. A ação de combate ao fogo faz parte da Operação Hefesto, que reuniu 30 militares divididos em cinco guarnições na ação neste último fim de semana.

Fonte: OPantaneiro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar