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Em retomada, comércio espera movimento de R$ 135 milhões no Dia das Crianças

Mato Grosso do Sul deve ter um Dia das Crianças movimentado neste ano, em período de retomada do comércio nas 79 cidades do Estado. Com isso, a estimativa é que no próximo dia 12 de outubro, as vendas de presentes e comemorações devem girar em torno de R$ 135,25 milhões, alimentando a economia local.

Os dados são do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio de Mato Grosso do Sul) e indicam que só em compra de presentes, o consumo deve ficar na casa dos R$ 103,28 milhões nesse Dia das Crianças, enquanto a realização de comemorações da data deve girar no mercado cerca de R$ 31,74 milhões em produtos e serviços.

Sazonal, a pesquisa de consumo traz uma redução de 11% no valor movimentado em comparação ao ano passado, inclusive com queda do valor médio do presente – de R$ 142,48 para R$ 131,43. “A nossa pesquisa traz dados para embasar a tomada de decisões dos empresários”, frisa do presidente da Fecomércio, Edison Araújo.

“É preciso dar ênfase para o fato de que a maioria dos consumidores quer desconto no pagamento à vista, mas também está atenta aos critérios de bom atendimento e variedade”, completa o dirigente. A economista do IPF, Regiane Dedé, ressalta que é preciso observar que existe maior disposição a gastar com comemorações.

De acordo com ela, o investimento médio para comemoração neste ano será de R$ 124,40, enquanto no ano passado eram R$ 88,08, mas ainda assim o percentual de pessoas que comemorarão caiu consideravelmente, de 30,5% a 17,3%.

As comemorações devem ser em casa para 47% dos entrevistados, enquanto 16% falam em brincadeiras com as crianças, 10% vão para restaurantes e lanchonetes e 11% pretendem fazer um passeio. Neste ano, 52,9% disseram que vão presentear as crianças. Por fim, 17,3% dos entrevistados disseram que irão comemorar a data.

Motivos para não consumir – Entre os motivos apresentados pelos que não irão presentear ou comemorar a data festiva, 36% disseram que não têm dinheiro e 38% não têm quem presentear. Quanto às preferências do comprador, prevalecem os brinquedos, apontados por 48,47% dos consumidores e as roupas, escolha de 30,98%.

A pesquisa foi realizada pelo IPF em parceria com o Sebrae, responsável por traçar estratégias de ação para os comerciantes nesse período. A analista-técnica Vanessa Schmidt ressalta que o consumidor se mostra temeroso em gastar, por isso é preciso que os empresários estejam preparados para o período.

“Uma dica é que o lojista prepare peças para redes sociais com identidade visual relacionada à temática, e isso se aplica tanto às empresas que vendem produtos para público infantil quanto para adulto, aproveitando a data para realizar promoções que remetam ao Dia das Crianças e quando esses adultos eram crianças”, frisa.

 

 

 

Fonte:CGN

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