InteressesNotícias

Aquário do Pantanal terá tanques acionados só em maio de 2022

Foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) desta terça-feira (24), o contrato entre a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a Clima Teck Climatização LTDA, para concluir o SSV (sistema de suporte a vida) dos aquários do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, Aquário do Pantanal.

Ao todo serão investidos R$ 5.373.000 de recursos do tesouro estadual para concluir o serviço em 270 dias consecutivos. Isso significa que a empresa tem nove meses para entregar o serviço, o que resultará em maio do ano que vem se não houver aditivos.

Vale destacar que a licitação para realizar o serviço e somente na quarta tentativa é que conseguiu ser consolidada. Desde novembro de 2020, três licitações foram abertas, mas nenhuma empresa apresentou proposta. O último certame foi lançado em junho.

Já a Johnson Controls BE do Brasil fará a automação do SSV, ao custo de R$ 2,7 milhões. Aberta em março, essa licitação acabou indo parar na Justiça. A Tecal Engenharia foi desclassificada por não ter apresentado planilha de orçamento impressa, conforme as especificações orientadas em edital pela Agesul. A empresa recorreu, mas só obteve liminar favorável na segunda instância.

A construtora voltou à disputa, mas foi novamente eliminada. Desta vez, a desclassificação foi por descumprir item do edital que versa sobre “apresentar preços globais ou unitários simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços dos insumos e salários de mercado, acrescidos dos respectivos encargos”.

Os serviços que compõem o SSV foram dividido em duas frentes de trabalho: SSV (Automação) e SSV (Eletromecânica e Biologia) sendo, para tanto, realizados os ajustes técnicos necessários. No total, a conclusão das obras do Aquário será em 11 frentes: PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho); climatização; estrutura metálica (passarela) e revestimento de alumínio composto – ACM (forro e monocapa); SSV; automação; parte civil e elétrica.

 

 

Fonte:CGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar