CulturaNotícias

De Aquidauana, chef da etnia terena participa do “Masterchef” nesta terça

A aquidauanense, chef de cozinha e índigena terena que abraça sua cultura-origem Kalymaracaya Nogueira será a convidada especial da edição do “Masterchef Brasil” de hoje (17). O programa, que vai ao ar hoje às 21h30 (horário de MS) pela TV Guanandi (Band MS), terá como tema a sua gastronomia natal.

A chef terena Kalymaracaya Nogueira é a convidada especial da edição desta terça-feira (17) do “Masterchef Brasil”.

Segundo a própria Kaly, o convite veio de Marisa Mestiço, atual diretora do “Masterchef”. Ao dar de cara com as redes sociais da terena, a profissional de televisão viu a oportunidade de trabalhar a temática na culinária indígena no programa.

“Estou muito feliz em poder divulgar a minha gastronomia mãe. Um dia sonhei em entrar por essa porta e falar da minha cultura e identidade. Então sonhe! Que um dia há de se tornar realidade”, compartilhou Kalymaracaya em post no Instagram com o agradecimento “aynapo yakoe!” – “muito obrigada”.

Nas redes sociais, o perfil oficial do programa fez uma chamadinha virtual com a própria terena.

Nas redes sociais, Kaly compartilhou essa imagem junto da frase “sonhe, que um dia há de se tornar realidade”.

Nascida na aldeia Bananal, em Aquidauana, a terena teve os ensinamentos da cozinha pela sua avó. Entretanto, ao se mudar para a Capital foi quando profissionalizou os conhecimentos. Formada em Turismo e Gastronomia e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira, Kaly já participou de eventos gastronômicos no Brasil e no exterior.

“Sou a única chef indígena do país e realmente tenho como objetivo de vida espalhar e promover os saberes da cozinha indígena”.

Sobre sua participação no “Masterchef”, a indígena revela que também é sua primeira vez enquanto jurada. “Na ocasião, apresentei uma mesa para eles, com peixe, mandioca, tucupi, formiga tanajura, costela de porco – uma delícia”, detalha.

A terena é formada em Turismo e Gastronomia e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira.

E acrescenta: “os espectadores podem esperar de boca aberta!”, brinca. O programa culinário vai ao ar na Band hoje (17) às 21h30.

Fonte:OPantaneiro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar