EconomiaNotícias

INSS inicia operação pente-fino em agosto; saiba como não perder seu benefício

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) inicia em agosto a operação pente-fino para detectar falhas e irregularidades nos benefícios da previdência social. A previsão é de que cerca de 170 mil beneficiários passem pela análise. Saiba como proteger seu salário.

A operação pente-fina é a principal forma de fazer um limpa nos benefícios concedidos pelo órgão, excluindo cadastro de segurados que apresentem erros de documentação, por exemplo.

O auxílio-doença está na mira dos cortes, ou seja, os beneficiários com entrada por meio de sua solicitação precisam revisar suas documentações e especificamente os informes de saúde.

A previsão do INSS é que parte significativa dos excluídos tenham salários cortados por falta de documentação médica. Isso significa dizer que é preciso ter a perícia concedida peloINSS e também reunir demais informes, como laudos, exames e outros.

Convocação

Primeiramente, o segurado será notificado pelo INSS para corrigir os erros detectados. Nesse caso, o informe deverá ser enviado por correspondência, SMS e também ficará disponível no Meu INSS.

Após receber o aviso, o beneficiário tem 30 dias para ajustar a documentação e enviar ao INSS. No caso daqueles que precisarem de perícia médica, será necessário realizar o agendamento prévio, ficando sujeito a atrasos gerenciados pelo próprio órgão.

Como agendar perícia médica do inss?

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

 

Fonte:MM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar