DestaqueNotícias

Bonito recebe 180 doses da vacina Janssen

Nesta segunda-feira (05), Mato Grosso do Sul recebe 20.000 doses da vacina Janssen que foram remanejadas do estudo de vacinação em massa nos municípios fronteiriços do Estado.

Por critério populacional, Campo Grande foi o município que mais recebeu vacinas, sendo 7.450 doses. Bonito recebe 180 doses; Bodoquena, 65; Guia Lopes da Laguna, 75; Jardim, 205; e Nioaque, 110. Já Figueirão foi a cidade menos contemplada com as doses, sendo apenas 25.

Segundo a Resolução AD Referendum Nº 141/CIB/SES, os municípios de Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Japorã, Ladário, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas deixam de receber as 20.000 doses da vacina Janssen, por terem sido contemplados com os imunizantes em Projeto de Pesquisa na região de fronteira.

As doses serão para dar a continuidade a vacinação dos grupos por faixas etárias em ordem decrescente de idade, iniciando os de 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, e assim sucessivamente, até o limite de 18 anos de idade, exceto naqueles indivíduos que possuam contraindicação ao uso de tal imunizante.

Os quantitativos de doses a ser enviados aos 66 municípios são calculados, proporcionalmente, de acordo com as respectivas estimativas populacionais dos grupos por faixa etária, compreendidos entre 15 a 59 anos de idade, constantes no banco de dados do DATASUS.

A Resolução ressalta que o município que concluir a totalidade da vacinação do respectivo grupo por faixa etária e possuir doses remanescentes, restituirão as mesmas imediatamente à Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE), para serem redistribuídas proporcionalmente aos demais municípios.

Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, todos os municípios do Estado ganharam com a participação dos 13 municípios  da fronteira neste Estudo. “Nós pedimos autorização para o Ministério da Saúde tendo em vista que o quantitativo inicialmente era de 165.500 doses. Nós entendemos que após a chegada da vacina era possível fazer essa redistribuição para os 66 municípios com a estas 20 mil doses remanescentes de vacina para que eles possam avançar na vacinação”, afirma.

 

 

Fonte:BN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar