NotíciasSaúde

Ministério da Saúde define até quarta-feira sobre envio de 215 mil doses da Janssen para MS

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou nesta segunda-feira (21) que Mato Grosso do Sul ainda tem esperança em receber as 215 mil doses da Janssen- de aplicação única – para criar um ‘cinturão sanitário’ em municípios da fronteira.

Conforme Resende, houve reunião no fim de semana sobre o assunto. Até a próxima quarta-feira vamos esperar ter notícias da vacina da Janssen. Conversamos fim de semana e não vamos descansar até receber o quantitativo superior da vacina da Janssen”, declarou.

Cinturão sanitário

O que está confirmado até o momento é o envio de 38,4 mil doses, que fazem parte da distribuição a todos os estados. Entretanto, MS obteve apoio do Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) para obter um envio extra que totalizaria 215 mil doses para o Estado.

No pedido feito ao governo federal, há o pedido para que essas doses extras sejam utilizadas para criar um cinturão sanitário na fronteira de MS com Paraguai e Bolívia. Além disso, ele lembrou que a SES aguardava a vacina chegar no Brasil nesta terça-feira (15), “Já estamos preparados para recebê-las”, disse o secretário de saúde, Geraldo Resende.

Resende disse que MS deve “receber normalmente 38,5 mil doses” da Janssen. No entanto, aguarda que “a reserva de contingência seja também encaminhada para Mato Grosso do Sul”.

“Então, também estamos esperando os 5% de contingência de reserva, que sempre o Ministério pode definir para onde encaminhar, então que escolha MS e aí podem ser mais 150 mil doses”, detalhou.

Com validade inicial de 27 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação do prazo de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8° C. A decisão ocorreu em uma reunião dos diretores na segunda-feira, 14, e vai no mesmo sentido do que já tinha decidido a FDA, a agência reguladora dos Estados Unidos. Com isso, os imunizantes irão vencer apenas no inicio de agosto.

 

 

Fonte:MM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar