Meio AmbienteNotícias

Referência nacional, PPP do saneamento é tema de destaque em webinário na UCDB

A Parceria Público-Privada (PPP) entre o Grupo Aegea e a Sanesul – que deu origem à empresa Ambiental MS Pantanal (AMSP) – foi tema de destaque em um webinário realizado na última semana, com representantes do setor, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande.

O evento surgiu com o objetivo de promover a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais de Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental, com foco no mercado de trabalho.  Estiveram presentes representantes de empresas, agências reguladoras e associações de engenheiros.

No webnário, o diretor-executivo da MS Pantanal, Clayton Bezerra, explicou aos participantes o modelo de PPP que se tornou referência nacional pelo seu pioneirismo, uma vez que o Mato Grosso do Sul se antecipou ao Marco do Saneamento sancionado no ano passado e deve ser o primeiro estado do país a garantir acesso aos serviços de coleta e tratamento de esgoto a pelo menos 98% da população, beneficiando mais de 1,7 milhão de pessoas.

A parceria propõe a universalização dos serviços de esgoto dentro da próxima década. Para isso, estima-se um investimento de cerca de R$ 1 bilhão em obras.

No último sábado (5), Dia do Meio Ambiente, a AMSP completou um mês de operação plena, após a conclusão do período de transição dos sistemas da Sanesul, em maio. Nas últimas semanas, moradores de todas as regiões do estado já puderam observar equipes e veículos da MS Pantanal chegando em seus municípios.

O período de “operação assistida” durou três meses. Nele, todos os ativos da Sanesul foram cadastrados e as plantas foram digitalizadas com o uso de um drone de última geração, em um programa apelidado de Infra Inteligente, que também foi destaque no “Fórum Saneamento 2021”, na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O evento é visto como um dos mais importantes do setor.

Inspirado em experiências internacionais, o Infra Inteligente permite a realização de visitas virtuais nas estruturas das concessionárias, em qualquer local do país, prevenindo problemas, facilitando a tomada de decisões e otimizando recursos e serviços em saneamento. O programa é reconhecido mundialmente, sendo um dos finalistas do Year in Infrastructure 2020 – maior premiação de infraestrutura do mundo.

Fonte: AsseCom

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar