DestaqueNotíciasTurismo

Turismo e Cultura nas palavras do Secretário da pasta de Aquidauana

A Estrada Parque de Piraputanga faz parte da região turística Pantanal e possui uma beleza cênica singular. Propício para atividades como passeio de bike, observação de pássaros e trekking, o local tem 42,5 quilômetros entre os municípios de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti. A Área de Proteção Ambiental (APA) está a pouco mais de 90 quilômetros de Campo Grande e o seu trajeto ainda é caminho para os distritos aquidauanenses de Piraputanga e Camisão, e Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti. A estrada corta parte da Serra de Maracaju, passando por vários morros, entre eles o do Chapéu e do Paxixi, que podem ser avistados de vários ângulos por quem passeia pelo local.

É o mais novo destino turístico do Mato Grosso do Sul que tem na figura do campograndense de nascimento, Youssef Saliba, atual Secretário de Turismo e Cultura de Aquidauana, e que escolheu há mais de 20 anos  o distrito de Piraputanga para residir. Realizamos entrevista com o secretário Saliba, conforme abaixo:

Secretario como o senhor vê a atual situação Turística e Cultural da cidade de Aquidauana?

R: Diante das imposições, medidas de isolamento social, em que dependemos fundamentalmente de mobilidade, as atividades tanto do turismo quanto da cultura foram profundamente afetadas e com isso impactos negativos foram observados junto ao TRADE, que hoje gradativamente vem se recuperando e com perspectivas se uma breve recuperação.

Como secretario de duas importantes pautas, Turismo e Cultura quais são as prioridades da sua gestão a frente da SECTUR?

R: As prioridades são diversas, dentre elas, apoiar o desenvolvimento de novos Atrativos Gastronômicos, de Hospedagem, Museus, Atendimento aos Turistas, Capacitação e Profissionalização de Mão de Obra. Efetivação de Politicas Publicas do Turismo para o fomento da atividade Turística por meio do ordenamento do setor, com legislação especifica para o desenvolvimento sustentável de toda cadeia produtiva do Turismo, bem como apoio as atividades culturais, visando à conservação e preservação do patrimônio histórico e cultural, material e imaterial de Aquidauana através da valorização dos artesões a artistas locais.

O senhor é vereador, deixou o mandato para somar com a administração do prefeito Odilon, como é esta parceria, o senhor tem carta branca na SECTUR?

R: Esta é uma parceria muito salutar, nós somos movidos por desafios e novas experiências, a SECTUR hoje é composta por uma equipe muito competente, tanto na área do Turismo quanto da Cultura, todos com liberdade no desenvolvimento de Projetos e ações relacionadas a pasta. O Prefeito Odilon Ribeiro com certeza dá carta branca para todo o seu secretariado e não só para mim enquanto secretario de Cultura e Turismo.

Quais as metas reais da SECTUR em relação à Cultura?

R: Aprovar o Sistema Municipal de Cultura, implantar o Plano Municipal de Cultura, estabelecer relação com a sociedade, criar espaços para exposição e comercialização do artesanato local, oferecer condições para a realização de Eventos Artísticos e Culturais.

Quais as metas reais da SECTUR em relação ao Turismo?

R: O nosso grande desafio é tornar a Região da Estrada Parque no mais importante destino do Ecoturismo do Estado, oferecer segurança, acessibilidade, atendimento qualificado e acima de tudo sustentabilidade.

O Governo do Estado e a Fundação de Turismo do MS tem sido parceiro do município de Aquidauana?

R: Sim, com toda certeza o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul tem sido parceiro do município de Aquidauana, atendendo as diversas demandas tanto do Turismo quanto da Cultura.

Finalizando, secretário, o senhor é um amante do Ecoturismo, escolheu para morar um dos cartões postais do MS, Piraputanga, como o senhor vê a expansão do distrito e também da cidade e da região?

R: Com a pavimentação da Estrada Parque de Piraputanga pelo Governo Reinaldo Azambuja, viabilizou o destino como um dos mais importantes do nosso estado. Novos empreendimentos já se instalando ao longo desta rodovia e dentro dos distritos, viabilizando renda e qualidade de vida, vale ressaltar que a Natureza nos presenteou de belezas cênicas através da Serra de Maracaju que abraça os nossos dois principais destinos Turísticos, Piraputanga e Camisão.

Fonte: Rede Agora   Foto: Lupércio Marques

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar