DestaqueEsportesEventosMeio AmbienteNotícias

Prefeitura de Aquidauana e SECTUR aprovam “1° Jogos do Ecoturismo Cidade x Cidade” em Agosto

A Prefeitura Municipal de Aquidauana através da SECTUR – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana aprovaram o Projeto “1° Jogos do Ecoturismo Cidade x Cidade” para ser realizado em Agosto, desde que cumpra todas as regras de biossegurança contra a Covid-19.

Os Jogos do Ecoturismo vem para agregar e ajudar na recuperação da alta estima, no fomento do Turismo e do Comércio local em meio à maior crise sanitária e financeira do Brasil, do estado e da cidade. Sem aglomeração, com provas pontuais e com número reduzido de participantes o “1° Jogos do Ecoturismo Cidade x Cidade” acontecerá logo após o término das Olimpíadas de Tokyo, que será parâmetro para organização e molde das regras de biossegurança adotadas pela organização do evento.

A cidade de Aquidauana esta localizada na região sudoeste do Estado de Mato Grosso do Sul, distante pouco mais de 110 km de Campo Grande. É a entrada do Pantanal, considerado a maior planície de inundação contínua do mundo, possui uma região com cerca de 250 mil km². Destaca-se pelas inúmeras espécies de animais e vegetações decorrentes do ambiente contraditório que alterna entre períodos úmidos (verão) e de estiagem (inverno). A área territorial do município é de 17.008,5 Km², e deste total 75% abrange o Pantanal. O Pantanal de Aquidauana contribui com aproximadamente 4,9 % do total da reserva do pantanal brasileiro.

As práticas esportivas estão relacionadas às atividades turísticas desenvolvidas nos passeios da cidade, desta forma, pretende-se associar o turismo à atividade esportiva. Realização de 6 modalidades esportivas todas integradas às belezas cênicas da região que serão: Rafting, Maratona Ecológica, Rapel, Canoagem, Bike Trial e Paraquedismo.

A competição se dará entre equipes das cidades do estado do Mato Grosso do Sul e cidades convidadas, com número definido de 02 atletas para cada modalidade. A escolha dos atletas e coordenação de cada equipe será responsabilidade da prefeitura municipal da respectiva cidade envolvida no evento, como premio a cidade campeã receberá uma Ambulância 0 km, as inscrições acontecerão nos meses de maio e junho de 2021.

Os Jogos do Ecoturismo de Aquidauana proporcionarão competição com baixo grau de dificuldade, reunindo num só evento a oportunidade de praticar a modalidade e contemplar as belezas existentes nos cenários do evento. Todas as modalidades esportivas dos Jogos são totalmente neutralizadas, ou seja, não existe a emissão de CO2, pois, adotamos veículos neutros como botes infláveis, caiaques e bicicletas. Para o deslocamento dos atletas será calculado a emissão de CO2 pelas vans e ônibus e serão plantadas as arvores necessárias para a neutralização de tal emissão. O evento pretende estimular e propagar a prática de esportes junto à natureza, desta forma, fomentando as atividades na cidade, com objetivo dos organizadores e colaboradores de fortalecer o evento a cada ano, envolvendo cada vez mais participantes visando a melhoria do mundo em que vivemos e preservando a natureza para as próximas gerações.

Devido ao crescimento da pandemia do COVID19, o número de participantes foi reduzido para evitar aglomerações. As provas serão feitas sem publico, somente com os participantes e comissão organizadora, todos devidamente aptos com mascaras, álcool gel e todas as medidas necessárias de biossegurança.

Fonte: AsseCom  
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar