AgronegócioEconomiaNotícias

Colheita da soja passa dos 63% no MS, conforme dados do Siga/MS

Mais de 60% da área cultivada com soja em Mato Grosso do Sul já foi colhida. Apesar da evolução na colheita na última semana, o percentual é 19% menor que no mesmo período do ano passado, segundo dados do projeto SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio).

O Siga/MS é coordenado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) junto com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS). A média de colheita no Estado está em 63,2%, apenas alguns municípios se destacam com a colheita mais avançada, como é o caso de Alcinópolis e Douradina que passam dos 90%.

“A safra 2020/21 caminha bem no Estado e podemos ter surpresa em relação a produtividade média do Estado. Nesta safra vimos áreas que eram de pecuária convertidas em agricultura e tivermos uma intensificação da integração lavoura-pecuária que gera mais ganho para o Estado em termos de produção. Além disso, o preço e a demanda mundial por grãos tem influenciado na expansão do milho e da soja”, explica o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro.

A área plantada com soja em Mato Grosso do Sul teve aumento estimado em 4,13%, passando de 3,389 milhões para 3,529 milhões de hectares. Com a expectativa de colher 53 sacas por hectare em média, o volume esperado é de 11,222 milhões de toneladas.

Enquanto a colheita da soja avança o plantio do milho segue em ritmo acelerado. Mais de 56% da área destinada ao milho 2º safra está plantada, ainda que em percentual inferior ao mesmo período do ano passado. Estima-se até o momento um aumento de área plantada de aproximadamente 5,7%, passando de 1,895 milhão para 2,003 milhões de hectares na 2ª safra 2020/2021.

O valor médio da saca de soja está em R$ 151,88 e 62% da safra já foi comercializado. Ainda conforme os dados do boletim técnico, o preço médio da saca de milho está em R$ 72,6 e 72,8% da safra 2020 foi comercializada até o momento. Confira o boletim técnico completo clicando aqui.

Fonte: Semagro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar