InteressesNotícias

Fevereiro nem terminou e já choveu mais de 2 mil mm em todo Estado

Ainda faltam 9 dias para acabar o mês e já choveu 2.374,8 milímetros em Mato Grosso do Sul, de acordo com informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

Até o momento, em três cidades do Estado já choveu mais que o volume esperado para o mês todo, sendo elas: Porto Murtinho, Aquidauana e Santa Rita do Pardo.

Em Porto Murtinho, o esperado para o mês todo era de 126mm, mas já choveu 161,4mm; em Aquidauana, já choveu 170mm, enquanto o esperado para todo o mês de fevereiro era de 157,2mm. E, por último, em Santa Rita do Pardo, já caíram 241,4mm de precipitações, sendo que o esperado para o mês todo era de 175,6mm.

Mesmo com tanta chuva, o acumulado até agora não supera o mesmo período do mês passado. “No comparativo com o mesmo período do mês passado, o primeiro mês de 2021 foi bem mais chuvoso”, destaca a coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues.

Estragos 

Em Corguinho, município pequeno com 6 mil habitantes, choveu forte nesta última semana, segundo o Cemtec foram registrados 60mm por dia nesta cidade. As tubulações de um supermercado atacadista da capital foram atingidas pela chuva, que adentrou no local.

Buracos em vias urbanas e até mesmo em rodovias tem tirado o sono de muitos moradores. Na avenida interlagos, um buraco deixou por volta de 8 pneus de carros furados.

Na MS040, buracos estão tomando conta do asfalto. Na MS080, o caso não é diferente e ainda é agravado pelo matagal alto que invade a pista e ficar difícil de enxergar.

No último temporal desta semana, em um residencial próximo a avenida Guaicurus, moradores precisaram abrir um buraco no muro para dar vazão à água.

Previsão do tempo para os próximos dias

Conforme o Cemtec, a previsão do tempo é de sol, calor, tempo abafado e céu limpo neste fim de semana em todo o Estado. As chuvas devem retornar ao Estado na próxima terça-feira (23).

Hoje, a umidade do ar deve chegar a 35%; o ideal é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As manhãs serão frias e tardes serão quentes em Mato Grosso do Sul, o que resulta em grande amplitude térmica, que é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima.

“Queda significativa na umidade relativa do ar à tarde. Hidrate-se! Pancadas de chuvas poderão retornar a partir de 23 de fevereiro”, afirma Francine.

Chuvarada de janeiro

Ainda de acordo com o Cemtec, choveu 3.738 milímetros só em janeiro em Mato Grosso do Sul. No mesmo período do ano passado, esse acumulado foi de 2.153,3 mm.

Conforme informações do especialista Natálio Abrahão, as cidades que choveram o dobro do esperado para o primeiro mês de janeiro são:

  • Ponta Porã 490,2mm
  • Maracaju 357,2mm
  • Itaquiraí 362,8mm
  • Dourados 345,2mm
  • Corumbá 338,1mm
  • Caarapó 376,6mm
  • Aral Moreira 563,8mm
  • Angélica 429,1mm
  • Campo Grande 387,2mm

A abundância de chuvas no primeiro mês do ano foi vantajosa para repor níveis de estiagem de rios e favorecer a produção da soja em Mato Grosso do Sul.

Verão

O verão é umas das quatro estações do ano. Compreende os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Suas principais características são chuvas recorrentes, tempo úmido, calor e dias mais longos. No Brasil, o verão começou em 21 de dezembro de 2020 e vai até 20 de março deste ano.

Deve-se tomar cuidados em casos de tempo adverso nesta época do ano por conta da chuva forte.

Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o CEMTEC

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar;
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada;
  • Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio.

 

 

 

Fonte:CE

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar