EconomiaNotícias

Pioneira em MS, indústria de borracha entra em operação e já tem plano para expandir

Entrou em atividade nessa semana a primeira indústria de borracha de Mato Grosso do Sul. Estabelecida em Aparecida do Taboado, a indústria da ASK Trading Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda vai produzir composto de borracha nessa primeira fase, mas já tem plano para erguer uma segunda planta exclusiva para fabrico de GEB (Granulado Escuro Brasileiro). O investimento total é de R$ 8 milhões com geração de pelo menos 34 empregos diretos.

“Essa é mais uma notícia positiva para a economia de Mato Grosso do Sul, do ponto de vista do investimento, da geração de empregos e, sobretudo, da diversificação de nossa matriz econômica. O governo do Estado se esforçou muito para tornar essa fábrica realidade. Tivemos várias reuniões com os empresários, garantimos os incentivos fiscais e todas as medidas necessárias para viabilizar o empreendimento”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

Para o diretor da ASK Trading Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda, Ricardo Machado Fontenla, a decisão de investir em Mato Grosso do Sul se deve à plantação de seringais já em fase de produção existente e ao potencial do Estado para essa cultura. Ele argumenta que a indústria da borracha tem que estar o mais perto possível da plantação de seringais, para evitar o custo elevado com o transporte do látex.

Fontenla elogiou a receptividade que a empresa teve em Mato Grosso do Sul e destacou o atendimento ágil e hábil dos técnicos da Semagro na solução dos entraves para viabilizar a assinatura do termo de acordo que garante a vinda da indústria. O projeto tem três fases, vai desde a produção de borracha granulada usada na fabricação de pneus até o composto de borracha, que é um produto mais refinado e de larga utilidade.

Os seringais já ocupam 22.418 hectares espalhados por 29 municípios do Estado, sendo que Paraíso das Águas concentra 32% desse total, seguido de Paranaíba (14%) e Aparecida do Taboado (9%). A indústria da ASK está se instalada no centro da região produtora de látex.

Apesar da seringueira ser uma árvore nativa da Floresta Amazônica, atualmente a Ásia é a principal produtora de borracha do mundo. O Brasil só produz 40% do que consome, sendo obrigado a recorrer ao mercado internacional para suprir a demanda, e tem na China o maior fornecedor.

 

 

 

 

Publicado por: João Prestes

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar