DestaqueMeio AmbienteNotícias

Onça-pintada resgatada durante incêndio no Pantanal, é solto na natureza; veja o vídeo

Compartilhar:

O Ampara Silvestre, compartilhou na última terça-feira (20) vídeo da soltura de Ousada no Pantanal. A onça-pintada foi resgatada com queimaduras devido os incêndios no Pantanal.

O animal ficou em tratamento durante 36 dias. Quando foi resgatado, Ousado foi tratado no Instituto NEX, em Corumbá de Goiás (GO), com terapia de ozônio e laser, o que permitiu a recuperação do animal que recebeu alta na segunda-feira(19).

Na mesma data, a onça foi anestesiada e recebeu um colar GPS-Satélite para monitoramento. Segundo a Cenap/ICMBio, o colar vai permitir avaliar e informar os pesquisadores sobre a readaptação de Ousado em seu meio ambiente, que foi muito impactado pelas queimadas, e permitirá uma análise de como as onças da região estão sobrevivendo. Segundo o centro, se for percebido alguma dificuldade de sobrevivência, o rádio-colar também permitirá que se tenha a localização precisa de Ousado, caso seja necessário recapturá-lo.

Para os preparativo de soltura da onça-pintada, assim como no trabalho de resgate e tratamento, o Cenap/ICMBio teve a parceria da Ampara Animal, Secretaria do Meio Ambiente do Mato Grosso, Universidade Federal do Mato Grosso, Panthera e Pantanal Relief Fund. Nesta terça-feira, Ousado foi transportado via terrestre até Porto Jofre, cidade mato-grossense inserida no bioma do Pantanal, e levado de bardo até o local onde foi solto.

Segundo o centro, a onça será acompanhada de perto por guias locais e pesquisadores nos primeiros dias para uma avaliação direta, enquanto os dados do colar serão avaliados pela equipe do Cenap/ICMBio.

Em suas redes sociais, a Ampara Silvestre celebrou, e muito, o momento. Veja abaixo:

” Aquele momento que estávamos sonhando, o PRIMEIRO VÍDEO da soltura do Ousado, onça capturada pela equipe da AMPARA com as quatro patas queimadas. Ele passou por tratamento intenso e, pouco mais de um mês depois, pôde ser solto na natureza, no Pantanal, no SEU lugar!

Estamos em êxtase e queremos dividir essa vitória com vocês que tanto nos ajudaram! Obrigada, obrigada, obrigada!! Agradecemos especialmente à todos que doaram para nossa VAKINHA!! Palavras nunca serão o bastante para descrever esse sentimento, de devolver um animal ao seu habitat.”

Fonte:Ampara Silvestre | Cenap/ICMBio
Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar