InteressesNotícias

Fogo já consumiu 4,1 milhões de hectares do Pantanal, o mesmo que 27% do bioma

Já chega a 4,1 milhões de hectares a área destruída este ano pelo fogo no Pantanal. Esse total já é 147,4% maior que toda a extensão incendiada em 2009, quando o impacto das chamas já era considerado recorde com 1,6 milhão de hectares consumidos.

Dados atualizados até 11 de outubro pelo Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) indicam 27% do bioma já queimado em 2020, desde janeiro.

Maior parte do estrago ocorreu entre os meses de agosto e setembro, quando 1.220 e 1.395 hectares foram consumidos, respectivamente.

Fonte: Lasa/UFRJFonte: Lasa/UFRJ

A publicação indica ainda que entre as Terras Indígenas de Mato Grosso do Sul da região, a Baía dos Guatós, localizada bem na divisa com Mato Grosso, é a mais atingida, tendo 91% de seu território de 19 mil hectares consumidos, o que corresponde a 17,6 mil hectares.

Já entre as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural), a localizada nas Fazendas Penha e Acurizal, em Corumbá, foi a mais destruída, com 100% de seus 13,9 mil hectares totalmente queimados.

 

 

Fonte:CGN

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar