AgronegócioNotícias

Aprovado na Argentina 1º trigo transgênico do mundo

Foi anunciada essa semana na Argentina a liberação do primeiro trigo transgênico do mundo. A tecnologia HB4, desenvolvida pela Bioceres, recebeu a aprovação regulatória do Ministério da Agricultura da Argentina e possui tolerância à seca.

O grupo de pesquisa da Dra. Raquel Chan, da Conicet (Universidad Nacional del Litoral), foi responsável pela descoberta, em parceria com a empresa. As variedades de trigo HB4 são desenvolvidas pela Trigall Genetics, uma joint-venture entre a Bioceres e a Florimond Desprez da França, uma das empresas líderes mundiais em genética de trigo.

De acordo com a fabricante, em lotes de produção e testes de campo realizados nos últimos 10 anos, as variedades de trigo HB4 mostraram melhorias de rendimento de uma média de 20 por cento em situações de seca. A incidência desse fenômeno tem aumentado em frequência no contexto das mudanças climáticas globais, afetando cada vez mais a estabilidade dos ecossistemas agrícolas.

A Bioceres foi fundada em dezembro de 2001 em Rosário, Argentina, por produtores agrícolas e hoje possui mais de 300 acionistas, incluindo ainda produtores agrícolas, cooperativas, grupos agroindustriais e outros atores do setor científico e financeiro. É a acionista majoritária da Bioceres Crops Solutions Corp – a primeira empresa latino-americana de biotecnologia para a agricultura a ser listada na Bolsa de Valores de Nova York.

Fonte: Agrolink

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar