NotíciasSaúde

Estudo confirma traços do novo coronavírus em encanamento de esgoto

A presença do novo coronavírus em encanamentos parece estar se confirmando e estudo publicado na revista científica Environment International mostra que o vírus pode ter percorrido os canos de esgoto por meio de pequenas partículas transportadas pelo ar.

Isso depois que, em fevereiro deste ano, uma família de cinco pessoas na China, foram confirmadas com covid-19, sem sair de casa. Pesquisadores do Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças identificaram traços de SARS-CoV-2 na pia e em torneiras de um apartamento vazio, que fica acima da casa onde moravam.

Segundo matéria publicada pelo O Globo, o estudo é um alerta, já que houve um caso no conjunto habitacional particular Amoy Gardens, em Hong Kong, quase duas décadas atrás.

Na ocasião, 329 residentes foram contaminados pela síndrome respiratória aguda grave, ou Sars, em parte por causa de dutos de esgoto com defeito. Quarenta e dois residentes morreram, tornando-se o surto comunitário mais devastador da doença.

Lidia Morawska, diretora do Laboratório Internacional de Qualidade do Ar e Saúde da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, diz que apartamentos em edifícios de vários andares na China costumam ser conectados por meio de um sistema de esgoto compartilhado. Enquanto sólidos e líquidos descem pela rede, gases de esgoto às vezes sobem através de canos na ausência de água suficiente.

“Se houver cheiro, significa que de alguma forma o ar foi transportado para onde não deveria”, disse Morawska em uma entrevista.

No Brasil, pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) identificaram o Sars-Cov II em esgoto de cinco de 12 localidades na cidade de Niterói (RJ). Iniciada em abril, a coleta teve o resultado mais recente em julho, quando “foi demonstrado um aumento de detecção do genoma do novo coronavírus, atingindo 94% de detecção nas amostras coletadas nas quatro primeiras semanas de junho”, revela parte do estudo.

Ainda em julho, a ANA (Agência Nacional de Águas) encontrou o coronavírus em amostras de esgoto de Belo Horizonte (MG).

Fonte:CGN

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar