InteressesNotícias

Orca encalha na praia, não responde às tentativas de socorro e é sacrificada

Uma orca fêmea encalhou no sábado (1) na praia de Guarajuba, na Bahia, e precisou ser sacrificada no domingo (2). Até ontem, pesquisadores do Instituto Mamíferos Aquáticos e do Projeto Baleia Jubarte tentavam devolvê-la ao mar, mas o animal encalhou novamente.

De acordo com informações do portal UOL, a bióloga Larissa Pavanelli e veterinários foram ao local e os esforços eram para que o mamífero fosse devolvido ao mar. Por estar severamente debilitada e com pouca resposta aos estímulos, a orca não se readaptaria ao ambiente natural sem os devidos cuidados.

“Era uma fêmea juvenil, medida 3.7 metros de comprimento e estava com estado nutricional muito ruim. Ela expelia odores e tinha episódios de vômitos, indicando um quadro patológico”, diz a nota enviada pelo Instituto.

Durante toda a madrugava, o mamífero foi monitorado e os pesquisadores tentaram até a remoção da praia para uma piscina, o que não foi possível devido a subida da maré, o que fazia, segundo a nota, com que ela rolasse sobre o próprio eixo.

Após passar a madrugada em acompanhamento pelos profissionais, constatou-se que ela apresentava ferimentos na nadadeira peitoral e, por isso, seria impossível seu retorno ao mar. “Foi tomada a difícil decisão, pelo bem do animal, de abreviar seu sofrimento, optando pela eutanásia humanitária, feita de forma ética e sem dor”, concluíram os pesquisadores.

A carcaça da orca será removida do local para realização de necropsia e identificação da causa do encalhe.

(Com informações do portal de notícias UOL)

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar