O retrato do turismo de Mato Grosso do Sul, divulgado pela PNAD (Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios, do IBGE 9Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta que em 2024 cerca de 262 mil pessoas viajaram para MS, sendo 92% a mais que em 2021, quando o estado recebeu 136 mil turistas.
De acordo com a pesquisa, o gasto médio de cada turista em MS é de R$ 1.761, e na hora de se hospedar, a preferência de quem viaja é ficar em casa de parentes ou amigos.
O aumento dos turistas é um reflexo da divulgação dos destinos de Mato Grosso do Sul, da qualificação e preparação dos empresários, comerciantes e serviços, e também do câmbio favorável, para os turistas estrangeiros.
No entanto, apesar do crescimento, a pesquisa mostra que o turista fica em média pouco mais de seis dias em MS, sendo o menor número da série histórica. Para quem trabalha no setor, o fato se deve a uma mudança de comportamento do brasileiro.
“Porque hoje o turista já chega bem informado no destino, então ele já sabe o que quer fazer e não tem aquele tempo de chegar e ver, bom o que eu vou fazer, ele já sabe. Então, isso encurta a viagem, e fora que as pessoas têm tirado, ao invés de 30 dias de férias, tem divido em 15 em 15, tem preferido parar duas vezes ao ano em vez de tirar 30, viajar sete dias e passar o resto sem fazer nada”.João Evaristo de Azevedo Esteves Jr, presidente da ABAV-MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens)
Em 2024, o brasileiro fez mais de 20 milhões de viagens. Em Mato Grosso do Sul, quando se fala em turismo, o destino mais procurado é Bonito, e o setor de hotelaria da cidade está animado para os próximos meses, já que o segundo semestre do ano é a melhor época para o turismo.
“A gente tem feito algumas promoções para quem reserva com 90 dias de antecedência, com até 20% de desconto, e agora vem também a black friday, daqui a alguns dias para vender para 2026, e isso tem dado um resultado muito bacana, já estamos com o Natal quase lotado, o réveillon ainda com 60%, e a expectativa de janeiro também está muito boa, com a ocupação em 50%”.Guilherme Poli, CEO de hotel
Junto ao crescimento do setor também aumenta os postos de trabalho, e em um hotel de Bonito, nos últimos três anos, houve um aumento de 25% no número de funcionários.
Corumbá também possui destaque no turismo do estado, sendo procurada pelo turismo de pesca e natureza do Pantanal. Nos últimos três anos, o setor de hotelaria local colheu bons frutos com os turistas da região.
“As pessoas quando vêm para Corumbá procuram muito pela questão natureza e ver os bichos”.Clara Lito, empresária
Porém, Corumbá poderia ter melhores resultados se a oferta de voos e empresas de ônibus fosse maior, de acordo com Clara, dona de pousada na cidade desde 1998.
“Como que uma cidade que quer ser turística fica sem voo? Só tem uma empresa de ônibus, então Corumbá acaba ficando ilhada e a mercê de todas essas situações para poder exercer o papel dela no Brasil e no MS como destino turístico, e a gente não consegue ter um destino turístico se a gente não tem como chegar em Corumbá”.Clara Lito, empresária
Mesmo com bons resultados no turismo, alguns pontos precisam ser melhorados para que mais turistas considerem o estado como destino de férias. Ainda assim, o cenário é de otimismo para os próximos anos, principalmente pela conclusão da Rota Bioceânica.
“Nós temos um potencial aí que vem muito turista e será uma rota de escoamento dos turistas internacionais para cá, e ele vai chegar em Mato Grosso do Sul. A melhor maneira dele chegar aqui é já ter as agências prontas para recebê-lo.”João Evaristo de Azevedo Esteves Jr, presidente da ABAV-MS
Fonte:PrimeiraPagina