A reunião será às 10h na sede da Câmara Municipal de Bonito
A Prefeitura de Bonito anunciou a cobrança da Taxa de Conservação Ambiental (TCA) no valor de R$ 15 por dia, por pessoa, a partir de 20 de dezembro, início da Alta Temporada. A medida, estabelecida pela Lei Municipal nº 162/2021, de 21 de dezembro de 2021 e ajustada pela Lei nº 169/2022, estava “adormecida” pela reação contrária do trade turístico quando da sua aprovação na época em questão.
Passados 3 anos, a Prefeitura publicou em Nota Informativa de 19 de novembro de 2025 no portal do município “a Prefeitura Municipal de Bonito informa o início da cobrança, a partir do dia 20 de dezembro, da Taxa de Conservação Ambiental – TCA, destinada ao financiamento das ações ambientais essenciais para a conservação do patrimônio natural do município.”
A decisão gerou revolta entre o trade turístico por não ter tido consulta pública, uma vez que após sua aprovação a medida estava praticamente “suspensa” (imaginava-se) e a mesma pode trazer consequências graves para a economia da cidade e para a experiência de quem sonha em conhecer Bonito.
Considerando que Bonito já é um destino com alto custo. O visitante paga transporte, passeios, hospedagem, alimentação, guias, taxas de acesso e muito mais. Cobrar mais R$ 15 por dia afasta justamente quem mais movimenta a cidade: casais, famílias, mochileiros e quem busca os balneários, que são opções mais acessíveis.
Desta forma, o trade turístico por meio dos agentes de viagens e empresários do setor convocam a todos para esta segunda-feira (24), às 10 horas a estarem na Câmara Municipal de Bonito para debater a revogação dessa taxa. Esperasse a presença dos vereadores e autoridades do município para equacionarem essa determinação do gestor municipal para evitar transtornos para a economia local.
Procuramos o Comtur para que se manifestasse a respeito, mas até o momento o órgão não se manifestou.
Fonte: Redação