Sicredi conquista pela segunda vez consecutiva Selo de Prevenção a Fraudes

O Sicredi recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Prevenção a Fraudes 2025, concedido pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin) e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A certificação foi concedida a 22 instituições financeiras que adotam práticas rigorosas para prevenir fraudes e golpes, reforçando a segurança das operações. O evento de entrega do reconhecimento ocorreu no dia 18 de novembro, em São Paulo.

O Selo demonstra que a instituição financeira cooperativa apresenta processos eficientes para prevenir fraudes e golpes e conscientizar seus mais de 9,5 milhões de associados sobre os riscos. A avaliação considera critérios como uso de tecnologia, análise de risco, governança, parcerias estratégicas, ações educativas e de conscientização.

“Receber o Selo de Prevenção a Fraudes é um endosso importante que atesta o rigor e a maturidade das nossas políticas de segurança. Seguimos investindo de forma estratégica em tecnologia, processos e, acima de tudo, na educação e conscientização contínua de nossos associados, garantindo um ambiente financeiro seguro e confiável”, destaca Marcus Barboza, diretor executivo de Riscos do Sicredi.

A certificação requer a implementação de ações contínuas de conscientização para a prevenção de fraudes e golpes, boas práticas na abertura e manutenção de contas, além de uma estrutura robusta de governança e mecanismos de segurança focados na detecção, prevenção e tratamento de situações de risco. Criado em 2024, o Selo tem validade de 12 meses e poderá ser renovado após uma nova avaliação.

Como o Sicredi protege seus associados

Para fortalecer a prevenção a fraudes, o Sicredi investe em soluções inovadoras que ampliam a segurança das transações. Entre elas estão o alerta ao enviar Pix, que identifica chaves suspeitas e orienta o associado; o bloqueio do aplicativo durante ligações ativas, evitando acessos indevidos; e o recurso Origem Verificada, que autentica chamadas para garantir a confiabilidade do contato.

Essas iniciativas reforçam o compromisso da instituição com a proteção dos associados e a integridade das operações financeiras. Mais informações na página  Segurança: sua proteção é o nosso compromisso.


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Related posts

La Niña fraca pode se formar até fevereiro, alerta Organização Meteorológica Mundial

Segundo sorteio da promoção “Rodada Premiada” do cartão Sicredi Mastercard Black será dia 11 de dezembro

Banco Central adota novas medidas de segurança para combater fraudes e golpes