Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência mostra o governador Eduardo Riedel (PP) na liderança em todos os cenários levantados, com chances de vencer já no primeiro turno. Apenas um cenário indica proximidade de um eventual segundo turno.
No primeiro cenário estimulado, Riedel aparece com 41,2% das intenções de voto, seguido por Capitão Contar (PRTB), com 18%; Fábio Trad (PT), 12%; Delcídio do Amaral (PRD), 6%; e Renato Gomes (DC), 1%. Outros 21,8% dos eleitores não souberam ou não responderam.
No segundo cenário, Riedel tem 45%, seguido por João Henrique Catan (PL), com 16,4%; Zeca do PT, 8,2%; Delcídio, 6,8%; e Beto Figueiró (Novo), 1%, enquanto 22,6% não responderam.
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos, com Zeca do PT liderando, citado por 24,5% dos entrevistados como “não votaria de jeito nenhum”, seguido por Delcídio (13,6%), Capitão Contar (11,8%) e Fábio Trad (9,2%). Riedel aparece com rejeição de 8,6%.
Em levantamento espontâneo, quando os eleitores citam nomes sem opções, Riedel lidera com 25%, seguido por Capitão Contar (7,2%) e Fábio Trad (3,8%). Outros nomes aparecem com percentuais menores, enquanto 51% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi realizada entre 1º e 7 de outubro, com 3 mil moradores com 16 anos ou mais, em 30 municípios de Mato Grosso do Sul. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Em comparação com pesquisas anteriores, Riedel apresentou queda gradual na intenção de voto, passando de 35% em março para 27,4% na última pesquisa espontânea, mas segue confortavelmente à frente dos concorrentes.
Fonte:EFMS