O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) participará da 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), que será realizada de 2 a 5 de setembro de 2025, no Centro de Convenções de Bonito (MS), com atividades também no Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).
O evento reunirá cerca de 1,2 mil gestores de todo o país para debater o presente e o futuro da Rede Federal, sob o tema “A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global”, inspirado na obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros. A programação da Reditec 2025 vai além das atividades formativas, com painéis, palestras, mesas-redondas, conferências, feira de economia solidária, tenda temática e a apresentação das experiências exitosas selecionadas.
A comitiva do IFNMG será composta pela reitora, membros dos fóruns do Conif, diretores-gerais dos campi e servidores que apresentarão as experiências exitosas.
O evento contará ainda com atrações culturais, cobertura jornalística em tempo real e um espaço permanente de interação entre os participantes. A proposta é integrar as pautas estratégicas dos fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) aos desafios contemporâneos da educação profissional, considerando as especificidades e potencialidades regionais. Servidores do IFNMG, inclusive, fazem parte da coordenação de quatro dos onze fóruns.
Clique aqui, acesse o site da Redictec 2025 e saiba mais sobre o evento.
Bonito, palco da 49ª edição da Reditec
Famosa mundialmente por suas paisagens deslumbrantes, que incluem rios de águas cristalinas, cavernas e cachoeiras, Bonito (MS) foi escolhida para sediar a Reditec 2025 por seu destaque no ecoturismo, na preservação ambiental e por representar um ícone do estado.
A realização do evento no município busca evidenciar o papel dos Institutos Federais como agentes de transformação regional, promovendo a cidade como um polo de inovação e contribuindo para o fortalecimento do turismo e da economia local. O cenário será palco dos debates organizados em seis eixos temáticos:
- Educação Profissional e Tecnológica – Presente e Futuro
- Financiamento, Governança e Eficiência Institucional
- Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas
- Extensão, Impacto Social e Internacionalização
- Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional
- Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública
Mostra de experiências exitosas e boas práticas
O IFNMG teve dois trabalhos selecionados na chamada pública nacional para a Mostra de Experiências Exitosas, que reúne projetos, programas e ações desenvolvidos na Rede Federal e passíveis de replicação em outras realidades institucionais.
No Eixo 1 – Educação Profissional e Tecnológica: Presente e Futuro, o projeto Licenciatura em Educação Escolar Quilombola do IFNMG: a pedagogia da alternância como metodologia inovadora de formação docente em territórios quilombolas do Norte de Minas conquistou o 1º lugar e será apresentado no palco principal no dia 3 de setembro.
Já no Eixo 5 – Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional, foi selecionada a iniciativa Educação como reparação: implantação do primeiro Campus Quilombo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Vale do Jequitinhonha, que também será apresentado nas Tendas de Boas Práticas.
As apresentações acontecerão nos dias 3, 4 e 5 de setembro, no Auditório Guaicurus, integrando a programação que contará com mais de 50 atividades, entre painéis, mesas-redondas, feira de economia solidária e atrações culturais.
Confira a lista completa dos relatos de experiências exitosas selecionados e dos trabalhos escolhidos para as Tendas de Boas Práticas.
Fonte: GovBR