Projeto de reeducação de agressores visa reduzir violência doméstica em Bonito

Em Bonito, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) está liderando uma iniciativa para enfrentar a violência doméstica e familiar contra a mulher. A 2ª Promotoria de Justiça instaurou procedimento administrativo com o objetivo de viabilizar projetos de recuperação e reeducação de agressores, em consonância com a Recomendação nº 93/2022 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A proposta prioriza ações preventivas e educativas para transformar comportamentos e reduzir a reincidência das agressões. 

Inicialmente, a Promotoria de Justiça encaminhou documento convidando o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, a Delegacia de Polícia, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho da Comunidade para avaliarem parcerias estratégicas. 

A recomendação nacional reforça que a reeducação do agressor não substitui a responsabilização penal, mas complementa a atuação estatal com foco na prevenção e na promoção de uma cultura de respeito aos direitos humanos. 

Além disso, o CNMP estabelece que os programas devem incluir palestras, aulas expositivas e debates em grupos reflexivos, abordando temas como machismo estrutural, cultura da violência, paternidade responsável e alternativas à agressão.

A capacitação de equipes técnicas também é recomendada, garantindo que profissionais estejam preparados para conduzir os encontros com qualidade e impacto social. “Nosso compromisso é proteger integralmente as mulheres e atuar na raiz do problema. A responsabilização penal é fundamental, mas precisamos também investir em estratégias que mudem comportamentos e reduzam a reincidência. Com esses projetos, buscamos construir uma sociedade mais segura, igualitária e baseada no respeito aos direitos humanos”, destaca o Promotor de Justiça Felipe Blos Orsi. 


Fonte: MPMS Foto: Banco de imagens

Related posts

38º feminicídio: mulher é morta pelo marido na Capital ao se negar voltar para casa

Polícia Civil prende suspeito em operação contra tráfico de drogas no ‘Boca do Chitão’, em Bonito

PMMS inicia Operação Boas Festas 2025 com reforço de 40% no policiamento em todo o Estado