A primavera começa oficialmente às 14h19 (horário de Mato Grosso do Sul) desta segunda-feira (22) trazendo não apenas o colorido das flores, mas também mudanças bruscas no clima do Estado. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), três alertas foram emitidos: tempestades, vendaval e declínio acentuado das temperaturas.
O alerta laranja de tempestades entrou em vigor no domingo (21) e segue até esta segunda-feira. Há risco de chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo em diferentes regiões, inclusive em Bonito.
Já o aviso de vendaval, válido para os 79 municípios sul-mato-grossenses, prevê rajadas de 40 a 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores e danos leves. O instituto também projeta declínio de temperaturas acima de 5°C, o que pode afetar a saúde da população.
Para esta segunda-feira (22), há previsão de chuvas fortes, descargas elétricas, ventos intensos e possibilidade de granizo em pontos isolados. Em Bonito, os termômetros devem variar entre 10°C e 26°C ao longo da semana.
Primavera de contrastes
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a nova estação será marcada por chuvas irregulares e temperaturas acima da média histórica. O prognóstico indica volumes entre 400 e 500 mm para a maior parte do Estado até dezembro, mas com possibilidade de estiagens prolongadas. Já as temperaturas devem ficar ligeiramente acima do normal, reforçando a expectativa de calor intenso, sobretudo em outubro, considerado o mês mais quente do ano em Mato Grosso do Sul.
Outro fator de atenção é o risco de queimadas. A combinação de calor, estiagens entre pancadas de chuva e baixa umidade aumenta a possibilidade de incêndios em áreas urbanas e rurais. A orientação dos órgãos ambientais é evitar qualquer tipo de fogo e acionar as autoridades em caso de focos.
Fenômeno climático
A estação também poderá sofrer influência da La Niña, que tem 71% de chance de ocorrer no trimestre. O fenômeno, embora indiretamente, pode reforçar extremos climáticos, como chuvas intensas em curto período ou estiagens prolongadas.
Com isso, a primavera em Mato Grosso do Sul deve ser marcada por contrastes: entre o frio da frente fria inicial e o retorno do calorão já na primeira semana de outubro, quando os termômetros podem voltar a marcar até 38°C na Capital.