Painel Brucelose: tecnologia inédita fortalece combate à doença em Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul disponibilizou neste mês o Painel Brucelose, uma ferramenta interativa inédita voltada para o monitoramento integrado da brucelose no Estado, alinhada à abordagem de Saúde Única, que integra saúde humana, animal e ambiental.

Aberto ao público, o painel reúne dados sobre casos da doença em humanos e em animais, permitindo a visualização detalhada por local e período. A ferramenta qualifica a tomada de decisão e potencializa as ações de vigilância de forma conjunta entre diferentes setores.

Danila Frias, coordenadora de Saúde Única da Secretaria de Estado de Saúde (SES), destaca o impacto dessa tecnologia e o trabalho colaborativo envolvido. “Conseguimos integrar as variáveis mais importantes relacionadas ao agravo em um único ambiente, identificando áreas prioritárias para ações conjuntas de prevenção, vigilância e controle. Isso fortalece o compromisso do Estado com a abordagem de Saúde Única e com a saúde da população”, explica.

Na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Daniela Cazola, responsável pela brucelose animal, reforça a importância do painel para o controle da doença no rebanho sul-mato-grossense. “Ao reunir informações dos sistemas de saúde humana e defesa sanitária animal, o painel integrado amplia a capacidade de resposta das instituições, promovendo uma gestão mais eficiente da brucelose no Estado”, resume.

Jacqueline Romero, gerente técnica das doenças de transmissão hídrica e alimentar da SES, também ressalta o impacto na vigilância em saúde pública. “A brucelose é uma zoonose relevante que pode causar complicações às pessoas e onerar o sistema público. Com o painel, monitoramos os casos humanos e os relacionamos com a situação nos animais, fortalecendo a resposta rápida e a articulação entre setores”, afirma.

Tecnologia a serviço da Saúde Única

A iniciativa de Mato Grosso do Sul é pioneira ao lançar um painel integrado em Saúde Única, reunindo em um só ambiente dados de saúde humana, animal e ambiental. O objetivo é fortalecer a vigilância epidemiológica e apoiar a tomada de decisão do Estado.

O desenvolvimento da ferramenta foi coordenado pela Coordenadoria de Saúde Única da SES, em parceria com as Coordenadorias de Tecnologia da Informação e de Saúde Ambiental e Toxicológica da secretaria, além da Iagro.

A Coordenadoria de Saúde Única da SES já planeja a criação de novos painéis integrados para ampliar o monitoramento de outras doenças relevantes para o território.

Essa ação está alinhada ao compromisso do Governo do Estado em promover estratégias integradas de vigilância, proteção da saúde pública e sustentabilidade do agronegócio, priorizando a saúde humana, animal e ambiental em sinergia.

O Painel Brucelose está disponível para consulta pública no link:
https://paineispublicos.saude.ms.gov.br/extensions/brucelose/brucelose.html

Related posts

La Niña fraca pode se formar até fevereiro, alerta Organização Meteorológica Mundial

Segundo sorteio da promoção “Rodada Premiada” do cartão Sicredi Mastercard Black será dia 11 de dezembro

Canetas emagrecedoras ganham aval da OMS para tratamento de longo prazo