São 16 cidades com possibilidade de chuvas de até 50 mm e 12 municípios com baixa umidade do ar, segundo o Inmet
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois avisos para Mato Grosso do Sul neste domingo (28). Cidades das regiões sul e cone-sul podem registrar tempestades, inclusive com granizo. Já nas regiões Norte e Bolsão, a previsão do Inmet é de baixa umidade, que pode chegar a 20%.
Nas cidades que devem ter chuva até as 12h deste domingo, o volume de água pode ser de até 50 mm no dia ou 30 mm por hora. A ventania pode ser intensa nestes locais, entre 40 e 60 km/h. Conforme o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Já para os municípios com aviso de baixa umidade relativa do ar em vigor, o período de atenção dura até as 23h59 de segunda-feira (29). Os valores de umidade podem variar entre 30% e 20%, o que é considerado baixo. Neste caso, o tempo seco causa risco de incêndios florestais e à saúde.
Onde vai chover?
O aviso de tempestade é válido para 16 municípios do Estado, conforme o Inmet:
- Amambai
- Aral Moreira
- Caarapó
- Coronel Sapucaia
- Eldorado
- Iguatemi
- Itaquiraí
- Japorã
- Juti
- Laguna Carapã
- Mundo Novo
- Naviraí
- Paranhos
- Ponta Porã
- Sete Quedas
- Tacuru
Cidades com tempo seco
Segundo o Inmet, são 12 municípios com aviso amarelo para baixa umidade:
- Água Clara
- Alcinópolis
- Aparecida do Taboado
- Cassilândia
- Chapadão do Sul
- Costa Rica
- Inocência
- Paraíso das Águas
- Paranaíba
- Selvíria
- Sonora
- Três Lagoas
Orientações
Em caso de tempestades com rajadas de vento, o Inmet orienta que não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Já para as cidades com previsão de baixa umidade, a indicação do Inmet é beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é necessário redobrar os cuidados contra incêndios florestais.
Fonte: Midiamax