Mato Grosso do Sul executou 100% dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul alcançou um marco significativo na execução da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB): 100% dos recursos foram pagos desde o dia 11 de novembro de 2025. No total, Mato Grosso do Sul recebeu o repasse de R$ 20 milhões.

A marca de 100% de execução, atingida ainda em novembro, cumpre uma exigência normativa do Ministério da Cultura. O objetivo é garantir que os recursos da PNAB, descentralizados para estados e municípios, não fiquem paralisados e sejam efetivamente aplicados em ações concretas que fortaleçam o setor cultural em todo o país. O cumprimento dessa meta por Mato Grosso do Sul evidencia o comprometimento da gestão estadual com a boa governança dos recursos públicos e com a cultura como direito constitucional.

Para Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS, “o resultado representa a maturidade da gestão cultural no Estado. Demonstra planejamento, responsabilidade e articulação institucional para assegurar que a política pública cumpra seu papel: impulsionar o setor cultural e ampliar o acesso aos recursos de forma democrática”.

A diretora de Planejamento, Convênios e Parcerias da Fundação de Cultura, Íria Maciack, destaca que, do valor total, foram lançados 28 editais. “Os rendimentos gerados pelo montante permitiram a abertura de um edital adicional, o Circula Cultura MS, que será executado conforme cronograma e pago em janeiro de 2026. A PNAB, por ser estruturada em ciclos, possibilita o uso integral dos saldos e rendimentos para novos editais, garantindo continuidade e evitando a devolução de recursos, como ocorria em legislações anteriores”.

A execução da PNAB em Mato Grosso do Sul tem beneficiado uma diversidade de linguagens artísticas e ações culturais, alcançando artistas, coletivos, grupos tradicionais, povos originários e comunidades periféricas. Ao todo, 28 editais foram lançados, com mais de 1.900 inscritos e 652 propostas selecionadas. Com a finalização dos pagamentos prevista para as próximas semanas, a Fundação reforça seu compromisso com a descentralização dos recursos e a democratização do acesso às políticas públicas culturais.

Além do avanço nos pagamentos, a Fundação de Cultura já executa o segundo ciclo da PNAB, com três editais abertos, novos editais em fase de lançamento, formações e ações voltadas ao fortalecimento da gestão cultural nos municípios sul-mato-grossenses.

Com a execução integral dos recursos ainda em novembro, Mato Grosso do Sul segue se destacando nacionalmente pela seriedade, agilidade e eficiência na implementação de políticas públicas que reconhecem a cultura como motor de desenvolvimento, identidade e inclusão. 

Fonte:Fundação da Cultura

Related posts

“Sons do Pantanal” funde música clássica e regional em circulação por MS

Cantata da ASL reúne oito corais em celebração natalina no dia 12 em Campo Grande

Com presença de Frei Gilson, Governo de MS celebra 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição