O Bioparque Pantanal é o maior aquário de água doce do planeta. O complexo reúne 5 milhões de litros de água distribuídos em 239 tanques e oferece entrada gratuita ao público.
Com estrutura projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake, o espaço reúne 31 tanques abertos à visitação, além de 168 tanques voltados exclusivamente à pesquisa científica, 38 tanques de quarentena, um de abastecimento e outro para reuso de água.
O local abriga centenas de espécies aquáticas nativas e exóticas, representando a biodiversidade de rios brasileiros como os do Pantanal e da Amazônia, e também de ambientes aquáticos de outros continentes. O sistema do parque conta com tecnologia de ponta para monitoramento em tempo real da temperatura, oxigenação e qualidade da água, garantindo o bem-estar dos animais.
Além da função educativa e de conscientização ambiental, o Bioparque se destaca como um centro de pesquisa e conservação, em parceria com o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN). O espaço atua na reprodução de espécies ameaçadas, pesquisa genética e reabilitação de animais aquáticos.
Até 2025, o parque já havia registrado 330 reproduções em cativeiro, incluindo 27 inéditas para a ciência mundial e 15 inéditas no Brasil, segundo informações do portal Click Petróleo e Gás.
A visita ao Bioparque Pantanal é indicada para todas as idades e pretende promover a valorização dos ecossistemas aquáticos e alertar para os desafios de sua conservação.
Fonte:PixNews