Justiça concede prisão domiciliar a mãe de bebê de 2 meses em Bonito

Presa em regime fechado, a mãe de um bebê de dois meses conseguiu retornar ao regime semiaberto após ser assistida pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. O pedido foi aceito pela justiça com base em normas nacionais e internacionais que asseguram a convivência materna em casos semelhantes.

De acordo com a defensoria, a solicitação foi realizada pelo defensor público substituto Vinícius Azevêdo Viana, da 1ª Defensoria Pública de Bonito, que fez o pedido com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Constituição Federal, na Lei de Execução Penal e nas Regras de Bangkok da ONU, que ressaltava a violação dos direitos da recém-nascida com a separação abrupta da mãe.

Na argumentação realizada pela defensoria, foi relatado que o sistema prisional não dispõe de condições mínimas para garantir os cuidados necessários à criança, como berçários ou apoio materno adequado, e que o direito à convivência com a mãe, é um direito fundamental da criança e deve prevalecer em situações como esta.

O pedido foi aceito pelo juiz responsável pelo caso, que determinou que a mãe retorne ao regime semiaberto com monitoramento por tornozeleira eletrônica, permanecendo em prisão domiciliar até a audiência de justificação.

Fonte:PrimeiraPagina

Related posts

38º feminicídio: mulher é morta pelo marido na Capital ao se negar voltar para casa

Polícia Civil prende suspeito em operação contra tráfico de drogas no ‘Boca do Chitão’, em Bonito

PMMS inicia Operação Boas Festas 2025 com reforço de 40% no policiamento em todo o Estado