Moradores de vários estados, incluindo o Distrito Federal, registraram uma espécie de bola de fogo passando pelos céus na noite da última quarta-feira (14). Ainda não se sabe o que é o objeto, mas especialistas apontam que há uma grande chance de o vídeo mostrar lixo espacial.
De acordo com o produtor de conteúdo e astrofísico Sérgio Sacani, a bola de fogo pode ter sido visto também por moradores de outras regiões como Tocantins, Minas Gerais e Bahia.
Ele comentou que pelas características, muito possivelmente as imagens mostram a reentrada de lixo espacial. Porém, ainda não é possível saber ainda que tipo de objeto que estava no espaço caiu na Terra. Confira, abaixo, alguns dos registros da bola de fogo que iluminou o céu brasileiro ontem:
Falando ao g1, Adriano Leonês, que astrônomo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), comentou que uma das possibilidades é que o lixo espacial seja pedaços de satélites ou foguetes desativados, por exemplo.
Por enquanto, não há registros de acidentes envolvendo a queda do objeto luminoso no Brasil. A expectativa é que o lixo do espaço tenha caído no mar.
O que são lixos espaciais?
- Lixos espaciais são objetos criados pelos humanos que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas que não desempenham mais nenhuma função útil;
- Os lixos espaciais têm diferentes tamanhos, podendo ser ferramentas de astronautas como luvas ou até pedaços grandes de satélites fora da data de validade;
- Estes objetos geram risco tanto no espaço, já que podem colidir com objetos lançados ao espaço, quando na reentrada da Terra, já que podem cair em locais com população;
- Além dos riscos, os lixos espaciais ainda têm gerado debate por causa da preocupação gerada em torno da poluição do espaço.
Fonte:TCM