AgronegócioDestaqueEconomiaInteressesNotícias

Acordo tarifário: EUA e China anunciam suspensão mútua de tarifas adicionais

Compartilhar:
Os governos dos Estados Unidos e da China anunciaram, nesta segunda-feira (12), um acordo bilateral que prevê a suspensão parcial de tarifas comerciais impostas recentemente entre os dois países. A medida foi divulgada pela Casa Branca e visa estabelecer um ambiente mais estável nas relações econômicas e comerciais, com validade inicial de 90 dias.

Em contrapartida, o governo chinês assumiu compromissos equivalentes. De acordo com o documento, a China “modificará, em conformidade, a aplicação da taxa adicional ad valorem sobre os artigos dos Estados Unidos”, suspendo também 24 pontos percentuais por 90 dias e mantendo uma alíquota de 10%. A China se compromete ainda a eliminar tarifas impostas pelos anúncios nº 5 e nº 6 de 2025 e a adotar “todas as medidas administrativas necessárias para suspender ou remover as contramedidas não tarifárias adotadas contra os Estados Unidos desde 2 de abril de 2025”.

As reuniões poderão ocorrer alternadamente na China e nos Estados Unidos, ou em local previamente acordado entre as partes. Está prevista também a realização de consultas técnicas conforme a necessidade, para tratar de temas econômicos e comerciais específicos.

Fonte: Agrolink

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo