DestaqueMeio AmbienteNotícias

Rio Miranda atinge nível de emergência e acende alerta em Bonito

Compartilhar:

Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) emitiu na manhã de terça-feira (22) um aviso de situação de emergência para o distrito de Águas de Miranda, em Bonito. O alerta foi divulgado após o Rio Miranda atingir a cota 665, considerada nível de emergência com risco de inundações, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o comunicado oficial, o volume de chuvas registrado desde o final de semana elevou rapidamente o nível do rio.

A previsão do tempo, elaborada pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), indica mais pancadas de chuva entre os dias 22 e 24 de abril.

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu aviso de perigo potencial de chuvas intensas, até quinta-feira (24).

Durante o período, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).

O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) também classificou o cenário para ocorrência de chuvas intensa como de nível 1.

Além do risco de danos materiais, o Imasul aponta ameaças à integridade física da população, especialmente em áreas ribeirinhas.

De acordo com a Prefeitura de Bonito, já foi registrado início de invasão das águas em instalações próximas ao leito do rio, mas até o momento não houve alagamentos em residências.

“A situação segue controlada, inclusive nos pesqueiros da região. A Defesa Civil está em alerta e pronta para atuar caso o cenário se agrave”, informou o município em nota.

Mesmo com o alerta, os atrativos turísticos da região continuam operando normalmente nesta quarta-feira (23).

A Prefeitura reforça que está monitorando o rio e mantém diálogo constante com os operadores turísticos, moradores e comerciantes locais.

A recomendação da Sala de Situação do Imasul é que a Coordenação da Defesa Civil do Estado seja acionada, caso haja piora nas condições do tempo e aumento do nível da água.

 

Fonte:PrimeiraPagina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo