Pensando nas mulheres que ocupam ou pretendem ocupar cargos de liderança na gestão pública e na política, o Sebrae/MS lançou, nesta quinta-feira (27), durante o Delas Day – maior evento sobre protagonismo feminino do estado, o programa Liderança Adaptativa. A iniciativa consiste em uma jornada que vai além de uma formação convencional e busca preparar, com desenvolvimento pessoal e profissional, figuras femininas para estarem em lugar de destaque e desempenharem seus papéis em governos, prefeituras, órgãos públicos demais entidades representativas de maneira assertiva.
De acordo com Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, o programa é exclusivo para mulheres que buscam enfrentar desafios e promover mudanças na política. “Líderes de associações, futuras candidatas, vereadoras, prefeitas e todas aquelas que estão à frente de desafios transformadores, mulheres que querem contribuir para a sociedade e promover mudança. É para vocês que o Sebrae criou o programa Liderança Adaptativa, ele foi feito sob medida para capacitar e promover excelência e inovação na atuação política”, explica.
Conforme anunciado durante o lançamento, o projeto ainda é um piloto e, por isso, serão disponibilizadas inicialmente apenas 20 vagas, justamente para que todos os encontros sejam realizados de forma centralizada no desenvolvimento de lideranças. Ao todo, serão 100 horas de dedicação a esse percurso, formado por palestras, workshops, aulas com metodologia diferenciadas e abordagens que permitem uma adaptação contínua, sendo que os encontros serão feitos de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e on-line.
A jornada proposta pelo programa foca no desenvolvimento da capacidade de enfrentar desafios complexos, promover a aprendizagem contínua e desafiar o status quo. Além disso, as futuras líderes ainda irão aprender a mobilizar e engajar equipes e colaboradores, lidar com questões de perdas e resistências, bem como manter a atenção ao contexto e ao ambiente de trabalho.
–
Seguindo o caminho de um Ipê
Para simbolizar a jornada que terá duração de seis meses, iniciando em junho e finalizando em novembro deste ano, o Sebrae elegeu como figura central do programa a árvore Ipê. Com seus buquês de variadas cores que florescem após um longo período de preparação, a espécie nativa do Cerrado inspirou o caminho proposto nesta jornada, que promete ser transformadora na vida das participantes, que terão a oportunidade de trilhar um caminho até que suas potencialidades máximas floresçam.
Assim como o ciclo da planta, a Liderança Adaptativa será formada por etapas, que estarão relacionadas sempre com o autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, comunicação assertiva e liderança. A trilha será complementada ainda com aulas sobre legislação, política e fomento de competências para a gestão de pessoas e equipes, além de negociações, bem como técnicas de lobby e advocacy.
“Este programa foi pensado para empoderar mulheres em todas as etapas da carreira pública. Com 100 horas de formação intensiva e multidisciplinar, as participantes não apenas adquirirão conhecimento técnico, mas também poderão desenvolver habilidades estratégicas e construir uma rede de contatos robusta. Ao final do processo, estarão não apenas preparadas, mas fortalecidas com conexões profissionais sólidas e a confiança necessária para enfrentar os desafios da gestão pública e liderar com excelência”, explica a consultora do Sebrae/MS, Maura Gabino.
As interessadas em participar do novo programa podem realizar uma pré inscrição clicando aqui.
–
Sobre o Delas Day
O Delas Day foi um evento realizado conjuntamente pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), INSTED, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio da FAEMS, UEMS, AMEMS, Banco do Brasil, CMEC, ASSOMASUL, Prefeitura de Campo Grande, TV Morena e Sistema OCB/MS. Com o mote “Jornadas que inspiram novas histórias”, a ação ocorreu nos dias 26 e 27 de março, no Bosque Expo, em Campo Grande.
Fonte:Sebrae