O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, celebrado em 31 de março, reforça a importância de uma alimentação equilibrada para o bem-estar da população. Em um cenário onde cerca de 78 mil pessoas vivem em situação de extrema pobreza em Mato Grosso do Sul e aproximadamente 40% da população apresenta algum nível de obesidade, segundo dados do IBGE (2024), o Sesc MS se destaca por suas iniciativas voltadas à segurança alimentar.
Por meio do programa Sesc Mesa Brasil, a instituição combate à fome e o desperdício, arrecadando e distribuindo alimentos para instituições sociais cadastradas. “A nutrição adequada é essencial para a qualidade de vida, e o Sesc tem um papel fundamental na promoção da alimentação saudável por meio de diversas ações. Um dos principais exemplos é o programa Mesa Brasil, que promove ações que garantem refeições nutritivas a quem mais precisa”, destaca Adriane Zadi, gerente do Sesc Mais.
Somente em 2024, o Sesc Mesa Brasil distribuiu quase 1.300 toneladas de alimentos para 105 instituições, beneficiando cerca de 32 mil pessoas mensalmente. Além dos alimentos, a instituição também entregou aproximadamente 24 mil itens de vestuário, higiene e limpeza para comunidades em vulnerabilidade. “Por meio de parcerias com empresas doadoras, o Sesc Mesa Brasil arrecada e entrega alimentos para instituições sociais, garantindo que milhares de pessoas tenham acesso a refeições equilibradas. Além disso, o programa realiza ações educativas, como oficinas, palestras e capacitações, orientando sobre o aproveitamento integral dos alimentos e a prática saudável da nutrição”, reforça Adriane.
A atuação do Sesc MS também está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 da ONU, que visa erradicar a fome e promover segurança alimentar sustentável. Nesse contexto, o Sesc desenvolve projetos que incentivam a diversificação alimentar e a valorização de alimentos pouco convencionais. “O Sesc desenvolve diversos projetos e um deles é o das PANC, que são as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Elas agregam um grande valor nutricional à alimentação diária das nossas instituições cadastradas no Mesa Brasil, promovendo uma alimentação mais diversificada, nutritiva e acessível para aqueles que precisam”, explica Michelle Koltermann, nutricionista do Sesc Mesa Brasil.
No dia 31 de março, o Sesc Mais promoverá a oficina prática “Processamento e Criação de Produtos com Uso das PANC e Frutos Nativos”, às 14h, no Recanto das Ervas. A iniciativa faz parte do projeto PANC Futuro na Mesa, que busca incentivar uma alimentação mais acessível e sustentável, inserindo as Plantas Alimentícias Não Convencionais e frutos do cerrado na rotina alimentar de escolas e comunidades de Campo Grande, além de fomentar a geração de renda.
Fonte:Asscon