Que o município de Bonito é a casa das sucuris no Brasil, isso muita gente já sabe. Mas flagrar uma gigante em momento íntimo às margens do rio cristalino que banha a cidade é privilégio que precisa ser registrado.
Os flagrantes foram feitos pelo fotógrafo Vilmar Teixeira, acostumado a encontrar essas gigantes pela frente, nas mais diversas situações no Rio Formoso.
Dessa vez, os registros mostram a sucuri aproveitando descanso e tomando banho de sol, sem se incomodar com a presença de humanos. Aliás, em Bonito, é comum o avistamento das cobras por quem visita a cidade.
Apesar de assustadora num primeiro momento, a espécie não ataca seres humanos, tornando a convivência um tanto quanto pacífica, desde que respeitados os limites.
A maior do mundo
Se considerada em volume corpóreo, as sucuris são as maiores do mundo. Possuem um hábito de vida semiaquático, ficando tanto dentro da água, quanto fora. São encontradas em rios, brejos, pântanos e outros ambientes com água rasa, cobertos por vegetação aquática.
Na terra, possuem locomoção lenta, mas são bastante ágeis dentro da água. Podem atingir mais de 6 metros de comprimento e se alimentam de peixes, mamíferos, aves, répteis e anfíbios.
Por não possuírem veneno, matam as presas por constrição, ou seja, enrolam nelas até sufocá-las. Posteriormente, engole os animais inteiros, demorando mais de um mês para conseguir digerir tudo, caso o alimento seja de grande porte, como bezerros, capivaras, entre outros.
Além do jacaré, os seres humanos são os principais predadores da espécie, que destroem o habitat e provocam a redução das presas naturais, afetando diretamente a existência da espécie na natureza.

Fonte: PrimeiraPágina