CidadeNotícias

Ganhadora do Prêmio Mulheres das Águas – “Pesca Amadora ou Esportiva”, Jaqueline dos Santos

Compartilhar:

o distrito de Águas do Miranda, em Bonito, a gestora ambiental e professora Jaqueline Aparecida dos Santos foi a ganhadora do Prêmio Mulheres das Águas 2025 na categoria “Pesca Amadora ou Esportiva”. Por meio da prática esportiva, Jaqueline trabalha para a mudança na vida das mulheres de sua comunidade. E foi assim que ela fundou a Associação Mulheres do Águas, que promove a dignidade e empoderamento das mulheres do distrito.

Sempre sonhei em proporcionar à minha comunidade atividades ligadas ao turismo consciente. O distrito Águas do Miranda, setor pesqueiro, é um lugar onde se vivia exclusivamente da pesca extrativista, onde o turista não tinha consciência ambiental e, infelizmente, atraía o turismo sexual, que levava jovens da comunidade à prostituição”, conta a professora.

Por meio da Associação, Jaqueline trabalha temas como prevenção ao câncer em mulheres, combate à violência, consciência ambiental e sustentabilidade, plantio de árvores, garantia de direitos humanos de crianças, adolescentes, mulheres e pessoas LGBTQIA+. Sua trajetória demonstra o envolvimento com a pesca amadora e esportiva como vetor de transformação social e melhoria de qualidade de vida para a comunidade, articulando diversos temas imprescindíveis para a luta pela dignidade das mulheres.

Em 2020, em parceria com a presidente da colônia de pescadores profissionais, Jaqueline iniciou o projeto “Pescaria das Mulheres”, primeiro grupo de pesca esportiva feminina do estado. O grupo fomenta a pesca esportiva, trazendo uma nova perspectiva e reafirmando o espaço das mulheres nessa atividade. A pescadora acredita na promoção da cumplicidade feminina para o combate à violência contra as mulheres, promovendo sua união e combatendo também a rivalidade entre pescadoras esportivas e profissionais.

Hoje, a “Pescaria das Mulheres” é referência no estado, nosso distrito acolheu as mulheres, turistas, famílias e combateu o turismo sexual. Contamos com mais grupos e projetos no estado com esse objetivo, mulheres de várias cidades estão em busca de seus sonhos. Pescando juntas, respeitando o meio ambiente e a nós mesmas.”

Contato da Associação Mulheres do Águas: (67) 99962-1654.

1.JPG

 

Fonte:Gov

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo