Na madrugada de sexta-feira (14), o Brasil terá a oportunidade de testemunhar um fenômeno astronômico raro: o Eclipse Total da Lua, que será visível em todas as suas fases, incluindo a penumbral, parcial e total. Em horário legal de Brasília, o eclipse começará às 3h26 e se estenderá até 4h31, prometendo um espetáculo inesquecível no céu.
A tonalidade vermelha ocorre porque a Lua ficará completamente posicionada na umbra, a parte mais escura da sombra da Terra. Segundo a Nasa, “a parte da luz solar que passa pela atmosfera terrestre alcança a superfície da Lua, iluminando-a fracamente. Cores com comprimentos de onda mais curtos, como azul e violeta, se dispersam mais facilmente, enquanto os comprimentos de onda mais longos, como vermelho e laranja, atravessam a atmosfera da Terra. Isso faz com que a Lua pareça laranja ou avermelhada”.

O Observatório Nacional, referência em estudos astronômicos, transmitirá ao vivo o evento pelo seu canal no YouTube, começando às 0h30 e indo até às 5h. A astrônoma e gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica como ocorrem esses eclipses. Segundo ela, os eclipses lunares acontecem quando a Lua entra na sombra da Terra, que é dividida em duas partes: a umbra, que é totalmente escura, e a penumbra, que ainda recebe uma certa quantidade de luz solar.
“Quando a Lua entra na penumbra, ocorre o eclipse penumbral. Quando entra na umbra, temos o eclipse parcial. E, quando a Lua está totalmente dentro da umbra, acontece o eclipse total. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial antes e depois da fase total”, explica a astrônoma.
O Eclipse Total da Lua em 14 de março será visível em todo o Brasil, mas a parte final da fase penumbral e a última fase parcial podem não ser vistas em algumas regiões, já que a Lua já terá se posto dependendo da localidade. Para aqueles que estarão acompanhando o evento, os horários de início de cada fase, em horário legal de Brasília, são os seguintes:
- Início do Eclipse Penumbral: 0h57
- Início do Eclipse Parcial: 2h10
- Início do Eclipse Total: 3h26
- Máximo do Eclipse Total: 3h59
- Fim do Eclipse Total: 4h31
- Fim do Eclipse Parcial: 5h48
- Fim do Eclipse Penumbral: 7h00
A observação do eclipse é simples e pode ser feita a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais, o que torna o evento acessível a todos. A Lua estará alta no céu durante o início do fenômeno e seguirá em direção ao oeste, o lado onde o Sol se põe. Para aproveitar a visão, é recomendado procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste.
Um dos aspectos mais fascinantes desse tipo de eclipse é o tom avermelhado que a Lua adquire. Esse fenômeno ocorre devido à interação da luz solar com a atmosfera da Terra. Mesmo encoberta pela sombra da Terra, a Lua ainda recebe luz filtrada, que ao passar pela atmosfera, sofre dispersão, especialmente nas cores azul e violeta, enquanto os tons vermelhos conseguem atravessar mais facilmente, conferindo à Lua seu brilho avermelhado.
Para quem quiser se aprofundar mais no fenômeno, o Observatório Nacional estará transmitindo o evento ao vivo, acessível pelo link: Assista à live do eclipse.
Prepare-se para uma noite de astronomia e maravilhas celestes em 14 de março, e aproveite a chance de ver um dos mais belos fenômenos naturais ao vivo.
Fonte:EFMS