A Fundação de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, Secretaria Executiva de Cultura e o Sebrae/MS, realiza de 19 a 25 de março a 17ª Semana do Artesão, em diversos pontos da capital. O evento celebra o Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, com uma programação extensa e gratuita, voltada para o fortalecimento do artesanato como setor econômico sustentável e promotor da identidade cultural do estado.
As atividades acontecerão em locais como o Bioparque Pantanal, Armazém Cultural, Escolas Públicas, Morada dos Baís e Assembleia Legislativa. A programação inclui a Feira de Artesanato “Mãos que Criam”, apresentações culturais, oficinas, palestras, homenagens e uma Rodada de Negócios, reunindo artesãos e lojistas de todo o Brasil.
A abertura oficial da Semana do Artesão será no dia 19, às 10 horas, com a inauguração da primeira filial da Casa do Artesão de MS no Bioparque Pantanal, um espaço estratégico para fomentar a comercialização e ampliar a visibilidade do artesanato regional. A solenidade contará com apresentação cultural da cantora Evelyn Lechuga.
A Feira de Artesanato “Mãos que Criam” acontecerá no Armazém Cultural, de 19 a 23 de março, das 14 às 22 horas, com a participação de artesãos de 16 municípios e oito etnias indígenas. A cerimônia de abertura, no dia 19, às 18 horas, homenageará os artesãos Josefa Mazarão, Rosenir Batista e Jane Clara Arguello, e terá apresentações do Mestre Cururueiro Sebastião Souza Brandão e do grupo Ipê de Serra.
O evento também contará com oficinas gratuitas para crianças e adultos no Armazém Cultural e nas escolas públicas da cidade, onde alunos terão a oportunidade de aprender técnicas artesanais com mestres artesãos reconhecidos no estado.
Outro destaque será a Rodada de Negócios, no dia 20, no Sebrae, conectando 10 lojistas de artesanato de diferentes regiões do Brasil aos artesãos sul-mato-grossenses. À noite, a Assembleia Legislativa realizará a Sessão Solene Conceição dos Bugres, em homenagem aos artesãos do estado.
A programação ainda inclui a palestra “Políticas Públicas para o Artesanato”, no dia 21, além da reinauguração da sede do Iphan e o tradicional Café na Praça, promovido pela Associação da Praça dos Imigrantes, na Morada dos Baís, no dia 22.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, consolidando a Semana do Artesão como uma importante ação de valorização da cultura e geração de renda para os artesãos de Mato Grosso do Sul.
Fonte:EFMS